top of page

Notícias  

          𝙰𝙲𝙰𝙳𝙴𝙼𝙸𝙰 𝙳𝙴 𝙻𝙴𝚃𝚁𝙰𝚂 𝙳𝙾 𝚅𝙰𝙻𝙴 𝙳𝙾 𝙸𝙶𝚄𝙰Ç𝚄                                                                            

                    O Presidente da Academia de Letras do Vale do Iguaçu, Raulino Bortolini, no uso de suas atribuições estatutárias, torna público o resultado para o preenchimento de vagas de cinco Cadeiras, cuja chamada foi aberta pelo Edital N° 001/2024, após a deliberação da Comissão nomeada pela Designação 01.

                     Foram homologadas as seguintes candidaturas:

Cadeira nº 5 –  Patrono Agnelo Banach: Ana Claudia de Lemos Flenik   

Cadeira nº 18 – Patrono João Farani Mansur Guérios: Carlos Eduardo Mattioli Kockanny

Cadeira nº 19 – Patronesse Edy Santos da Costa: Jucimara Gonçalves Meira Vergopolam

Cadeira nº 28 – Patrono Hermínio Milis: Marcelo José Boldori

Cadeira nº 29 – Patrono Ernesto Ulrich Breyer: Jair da Silva

 

                   As candidaturas homologadas serão apresentadas em reunião aos membros da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), e os candidatos escolhidos serão posteriormente convidados a comparecer a uma reunião para conhecerem os detalhes de sua participação.

 

União da Vitória, 16 de outubro de 2024.

                                               

                                                                 

 

  

  Raulino Bortolini - Presidente

Preservando a História

Nosso Confrade Fernando Tokarski (Cadeira 31), residente em Canoinhas , historiador que ama o que faz, está sempre envolvido com suas pesquisas regionais e locais na sua cidade , ora em cemitérios, ora em grutas e sempre atento ao passado de Canoinhas- Santa Catarina. Participa ativamente em grupos pesquisa. Segundo ele:

Em companhia da professora Fátima santos administro no Facebook o grupo:“Canoinhas em outros Tempos”, destinado a publicar e rememorar fotos e documentos antigos de Canoinhas e da região”. Fernando assessora também o programa quinzenal “Visitando a História”, da Rádio 98, enviando áudios. O programa é dirigido pelo professor e capitão da PM, Sr. Diego Gudas. Parabéns aos professores que dedicam-se na preservação da história local.

(24/03/2024)

 

ALVI distribui Revistas da Academia às escolas de União da Vitória - 2024

 

          Considerando que na  Revista da ALVI estão publicados pelos acadêmicos inúmeros artigos sobre a história local, foi feita a distribuição das mesmas às bibliotecas das escolas com objetivo de fornecer material aos professores para pesquisas e discussões com seus alunos.

            A foto abaixo mostra o presidente da Academia entregando as Revistas para o representante do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acadêmica da ALVI toma posse no Centro de Letras do Paraná (2022)

Algumas palavras da nova centrista:

 

         Como mulher, escritora e  historiadora, sinto-me muito feliz com esta oportunidade . Ter como colegas e amigos,  aqueles que, com sabedoria, , guardam e semeiam a arte e a memória no coração das pessoas pela  literatura ... é uma distinção que  os ilustres membros do Centro de Letras me concedem e me honram.

       Escrever é uma arte    que   percebemos pela  diversidade de caminhos que  o “Artesão das Letras” percorre, por meio da literatura para a proteção do saber. Graças a palavra costuramos os atos humanos  e os registramos para a posteridade.  Os  artesoes das palavras são os poetas, os escritores, atores,  historiadores...   são seres  amantes da leitura , da pesquisa  e da escrita são seres cheios de ternura.

         E para concluir:

"Escrever é prolongar o tempo, é dividi-lo,  em partículas de segundos, dando a  cada uma delas uma vida insubstituível."

Clarice Lispector

 .

IMG-20240313-WA0038.jpg
IMG-20221110-WA0029.jpg
IMG-20220830-WA0038.jpg

 

 

Alvi sempre em ação

Leni Trentin Gaspari

Apesar da pandemia, a Academia de Letras do Vale do Iguaçu –  Alvi,   tem procurado realizar algumas atividades para não deixar de cumprir seus objetivos. Não tem sido possível atividades presenciais, mas a Academia encontrou formas de não parar de socializar conhecimento e interagir com a comunidade cientifica  e cultural.

 

 

Alvi e sua participação da Revista Digital Iguassu Magagazine

Leni Trentin Gaspari

A Academia de Letras do Vale do Iguaçu, notifica com alegria a sua participação mensal na Revista Digital “Iguassu Magazine”, desta cidade. Como primeiro artigo foi publicado o texto da confreira Leni Trentin Gaspari, que segue abaixo:

Link para acesso à Revista Iguassu: https://en.calameo.com/read/0066338051d06dd12505c

 

Alvi participa de evento da Unespar

Leni Trentin Gaspari

A professora Zuleide Matulle, do Curso de História da Unespar, campus de União da Vitória, organizou um curso online, sobre história local e ensino de historia, para professores, alunos e comunidade em geral,obtendo 120 inscritos.  Para palestrar na noite de 10 de novembro foi convidada a Acadêmica Leni Trentin Gaspari, que proferiu uma fala sobre ensino de história e pesquisa. A professora falou sobre suas pesquisas e como elas podem ser utilizadas no ensino da história local.  Analisando os comentários pode-se observar a boa aceitação dos participantes pelas questões abordadas. Ao final foram sorteados livros de autoria da professora palestrante.

Foto revista Iguassu.jpg

Homenagem às mulheres na Praça do Memorial da Mulher em Porto União - 08 de março de 2021

Na tarde do dia 08 de março de 2021, aconteceu em ato simbólico devido as circunstâncias da pandemia uma homenagem para as mulheres no Memorial da Praça da Mulher com a presença do prefeito de Porto União/SC Eliseu Mibach, o presidente da Academia de Letras do Vale do Iguaçu sr. Roberto Domit de Oliveira que fez uso da palavra com homenagem as mulheres e destacando importância da Alvi nesse momento ao indicar nomes de mulheres a serem homenageadas no Memorial. 
Devido a situação atual de pandemia os familiares e representantes e a comunidade local não pode estar presente mas que segundo prefeito posteriormente quando houver a possibilidade de uma sessão de homenagem  poderá acontecer. 

A acadêmica Leni Trentin Gaspari faz suas considerações sobre esse momento importante para a Alvi:

"Trata-se de um projeto da Prefeitura Municipal de Porto União em conjunto com a Alvi  com objetivo de homenagear Mulheres  que fizeram História em União da Vitória em Porto União. A prefeitura construiu em bela praça localizada na Rua Demetrio Charan e Hilário Dezordi, no Bairro São Pedro, colocando o  Memorial  Mulher com fotos de 25 mulheres , falecidas, que fizeram história em Porto União e União da Vitória. Suas biografias foram escritas pelos acadêmicos e acadêmicas da Alvi e no dia 08 de março de 2021, foram colocadas as plaquinhas com os nomes dessas mulheres, aproveitando o Dia da Mulher. A solenidade foi simbólica, com poucas pessoas, mas com a participação do Prefeito e do Presidente da Alvi." 

20210308_143122.jpg
20210308_134429.jpg
20210308_144917.jpg
20210308_144645.jpg
20210308_144751.jpg

Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de União da Vitória recebe diretoria da Alvi em importante reunião

No dia 23 de fevereiro de 2021, a direção da Alvi esteve presente na Câmara Municipal de Vereadores de União da Vitória para uma reunião com o presidente da Câmara, Cordovan Frederico de Melo Neto, para firmar a parceria da Alvi com a Câmara neste ano de 2021 e também definir algumas questões quanto a Sessão de homenagem ao município de União da Vitória que ocorrerá em março com data ainda a ser decidida.

IMG-20210223-WA0056.jpg

Sessão de lançamento do livro "As parteiras e o seu ofício de aparar bebês"

Leni Trentin Gaspari

 

No dia 27 de novembro de 2020 ocorreu de forma virtual, o lançamento do Livro: "As parteiras e o seu 'oficio' de aparar bebês". O livro é de autoria da confreira Leni Trentin  Gaspari. Foi uma Sessão Festiva com a participação da comunidade e de pessoas de outras cidades também.  Gravada e registrada e sendo disponibilizada pelo YouTube, observou-se o grande número de acessos e de comentários dos participantes. Foi uma Sessão inovadora sem aglomeração, observando todos os cuidados determinados pela Secretaria de Saúde e teve ótima aceitação pelos participantes.

 

A live foi transmitida através das páginas do Facebook e Youtube da Academia de Letras do Vale do Iguaçu que estão indicadas abaixo. Para acompanhar é necessário seguir as páginas e momentos antes do início da Sessão será disponibilizada a transmissão.

Facebook da Alvi:

https://www.facebook.com/academiadeletrasuva/

Youtube da Alvi:

https://www.youtube.com/channel/UCw0sKcJ3IPz_aedRDmXWEPw7

Convite%20Sess%C3%A3o_edited.jpg
Sessão de lançamento do livro da profess
Screenshot_20201127-203533_YouTube 2.jpg
20201127_205536.jpg
Sessão de lançamento do livro da profess
20201127_205227.jpg
20201127_205216.jpg

Nota de falecimento do acadêmico Luiz Alberto de Araújo

LUTO – Na madrugada da última quarta-feira, dia 22, em Porto União Santa Catarina, morreu o ex-bancário, escritor e velho amigo Luiz Alberto de Araújo, aos 81 anos de idade. Nascido no dia 13 de novembro de 1938, em União da Vitória, Paraná, Luiz Alberto de Araújo frequentou o Jardim da Infância do Colégio Santos Anjos, do Externato Santa Terezinha e do Grupo Escolar “Professor Serapião”. Iniciou o Curso Primário no Grupo Escolar “Generoso Marques”, em Cambará, Paraná, e concluiu as duas últimas séries no Grupo Escolar “Balduíno Cardoso”, em Porto União, Santa Catarina. Fez o Curso Ginasial no Ginásio São José de Porto União, Santa Catarina, e o Ensino Médio no Internato Paranaense (Irmãos Maristas), no Colégio Estadual do Paraná, ambos em Curitiba, Paraná, e no Colégio Estadual “Túlio de França”, em União da Vitória, Paraná. Estudou Ciências Econômicas no Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), mas não concluiu a graduação. Aos 18 anos, em 1957, ingressou no Banco do Brasil, na antiga Agência de União da Vitória situada defronte ao Cine Luz, atualmente Cine Teatro Luz “José Cleto”. Na sequência, atuou em Curitiba e em quatro outras cidades do Paraná, na Chefia ou na Gerência. Em 1980, assumiu a Administração da Filial do Banco do Brasil em Toledo, Paraná. Além disso, em Toledo, foi Presidente da Ação Social São Vicente de Paulo, Instituição que atendia mais de 300 menores carentes e participou da Diretoria da Associação Comercial e Industrial e do Conselho Municipal de Cultura. Foi eleito Prefeito do Município de Toledo, Paraná, no período de 1989 – 1992. Já na produção literária, desde muito jovem, se dedicou como diletante, a escrever crônicas sobre fatos e personagens citadinos ou artigos e comentários de caráter político ou sobre educação, publicados em jornais locais – n’O Comércio, onde chegou, no início da década de 1960 a manter uma coluna semanal e, no Caiçara – e, esporadicamente, n’A Notícia de Joinville, Santa Catarina e na Gazeta Mercantil, nesse caso, escreveu sobre educação. Na Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI) ocupou a cadeira 33, cuja patronesse é a Professora Amasília – Amasília da Costa Pinto de Araújo (1885 – 1938). Na Academia de Cultura Precursora da Expressão (ACUPRE), ocupou outra cadeira cujo patrono é Irineo Thiago de Araújo. O seu corpo foi sepultado em Curitiba, Paraná. Sentidas condolências aos seus familiares.

Fonte: http://www.vvale.com.br/milhonomonjolo/2020/07/24/milho-no-monjolo-24-de-julho-de-2020/

Mensagem apresentada pelo acadêmico Joaquim Osório Ribas em homenagem ao acadêmico Luiz Alberto de Araújo:

"O nosso confrade Luiz Alberto Araújo  desde o tempo em que cursávamos o curso ginasial se destacava pela inteligência e liderança.  Ingressou por concurso no Banco do Brasil em nossa cidade. Concorreu na.disputa dos degraus da carreira com brilhantismo. Assumiu a  gerência da Agência de Toledo, região de grande peso no agronegócio , onde demonstrou criatividade para impulsionar o desenvolvimento da economia projetando o Município a nível nacional. O prestígio de seu nome assegurou sua eleição para o cargo de Prefeito, cuja administração foi notável,  conseguindo a instalação de agroindústrias para agregar valor na produção da agricultura e da pecuária, principalmente  na exportação de carnes e derivados de soja. Enfim foi um cidadão honesto e de grande visão política.  O seu falecimento nos  trás profunda tristeza por que perdemos um grande brasileiro e amigo de longa data. Deixou um exemplo edificante  pelo seu caráter,  humildade e cultura ao par de vasta experiência de vida. Que alcance a glória dos justos junto ao Criador."

ACADÊMICOS DA ALVI   PARTICIPARAM DO 9º ENCONTRO DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO PARANÁ

 

                         Nos dias 21, 22 e 23 de novembro do ano 2014, os Acadêmicos da ALVI , Leni Trentin Gaspari, Márcia Marlene Stentzler e Joaquim Osório Ribas, fizeram-se presentes em Paranavaí,  para participar do 9º Encontro das Academias de Letras do Paraná. O Encontro foi  organizado  pela Academia de Letras de Paranavaí, que tem como Presidente  o ilustre Acadêmico Chico Ramos.Estiveram presentes 70 Acadêmicos, membros de 23 Academias do Paraná.

Foi um belo evento cultural com palestras, musicais, poesias e troca de livros entre os escritores das  Academias  presentes. É relevante destacar a oportunidade que tivemos de conhecer o jornalista, historiador e  escritor Laurentino Gomes, convidado especial,  o qual proferiu brilhante fala a respeito das suas obras :”1808”, “1822” e a recém-lançada “1889”.

                     Esse Encontro  foi  muito importante e significativo  para nossa Instituição, pois pudemos apresentar as atividades que a ALVI vem realizando , distribuir exemplares da Revista n.º 07 da ALVI  e  ouvir  sobre  os “fazeres  e saberes” de outras entidades . Foi possível também  debater com os colegas a minuta do Estatuto da Associação das Academias do Paraná , criada nesse Encontro. A ALVI  por meio de seus assessores jurídicos Dra. Marlúcia Flenik e Dr. Odilon Muncinelli  construiu uma minuta com várias sugestões as quais foram distribuídas aos Acadêmicos presentes  no encontro, acatadas quase que integralmente.

         A criação da Associação, permitirá maior entrosamento entre as Academias do Paraná, bem como terá respaldo  para a busca de apoio ao desenvolvimento cultural junto as instituições responsáveis.

      O 10º Encontro das Academias de Letras do Paraná, acontecerá em 2015 na cidade de Cascavel . É oportuno registrar que o 1º Encontro foi realizado em União da Vitória e organizado pela ALVI.

      Registramos aqui o carinho e atenção do Presidente Chico Ramos e sua esposa ,no transcorrer do evento aos visitantes.

 

                                                                       Leni Trentin Gaspari

Convite
bottom of page