top of page
Cadeira_nº_01_-_Ulysses_Antônio_Sebben.j

Cadeira 01 - Ulysses Antonio Sebben

 

 

Patrono: Mário José Mayer

 

 

Nasceu em União da Vitória, Paraná, no dia 05 de outubro de 1928 e faleceu no dia 03 de agosto de 1997. Técnico em Contabilidade, Bacharel em Ciências Econômicas e em Direito, com Pós-graduação em Administração de Empresas. Foi professor do ensino Superior. Dedicou-se, por vários anos, à política, tendo ocupado uma das cadeiras de vereador, na Câmara Municipal de União da Vitória. Em maio de 1958, fundou o jornal “Estrela Matutina”, tendo sido seu primeiro diretor e redator.

 

Fundador: Ulysses Antonio Sebben

 

               

Filho de Luiz Sebben e Josefina de Nardi. Nascido em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, no dia 22 de agosto de 1932. Formando Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Cel. David Carneiro, de União da Vitória (PR), em 1955; em Ciências Econômicas pela Faculdade ‘De Plácido e Silva’, em Curitiba (PR), em 1959 e, em História, na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (PR), em 1966. Fez especialização em História. Exerceu o magistério por 40 anos, nas seguintes instituições de ensino de União da Vitória (PR):

  • Escola Técnica de Comércio Cel. David Carneiro, a partir de março de 1961, ministrando, inicialmente, as disciplinas de Contabilidade Industrial e Comercial;   

  • Colégio Estadual Túlio de França, a partir da extinção da Escola Técnica de Comércio Cel. David Carneiro, incorporada ao Colégio Estadual Túlio de França, como ‘curso médio’, já não mais proficionalizante;

  • FAFI – Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras, de União da Vitória (PR), a partir de 1967. Foi Diretor substituto por várias vezes. Ministrou aulas de História Antiga, História Medieval, História Moderna e História Contemporânea. Foi titular da disciplina de História Medieval por mais de três décadas.

  • FACE – Faculdade Municipal de Administração e Economia, de União da Vitória (PR), atual UNIUV, tendo sido um de seus fundadores (1974) e diretores (1987). Ministrou aulas de Introdução à Economia, Micro-economia, Macro-economia, Teoria Econômica e Economia Internacional. Acompanhou a primeira turma do curso de Economia desde o inicio das atividades da instituição até o oitavo período e sua formatura.

  • Seminário Diocesano ‘Rainha das Missões’. Ministrou aulas de História Geral e de Administração e Economia por vinte anos, a partir de sua criação em 1984. 

 

Foi por várias vezes Patrono e homenageado pelos formandos, tanto da FAFI, quanto da FECE. Por inúmeras vezes teve a oportunidade de substituir professores – ausentes ou afastados – em todos os estabelecimentos de ensino por onde passou.  

Fez, dos anos 1978 a 1981 o Curso de Teologia, em preparação para o ‘Diaconato Permanente’, tendo sido Ordenado no dia 12 de fevereiro de 1982, por Dom Walter Michael Ebejer, OP. Exerce a diaconia (serviço) na Catedral Sagrado Coração de Jesus, em União da Vitória (PR).

Por mais de quatro décadas (1966) é membro do Movimento Serra do Brasil, no qual exerceu atividades administrativas diversas: Presidente do Conselho Nacional (Brasil), Representante Internacional por dez anos – membro Diretor do Serra Internacional e atualmente a de Secretário Executivo do Conselho Nacional. Na função atual tem organizado Convenções Nacionais, Congressos Sacerdotais, Romarias Nacionais e grande número de outras atividades concernentes.

No exercício de Diácono Permanente e de membro do Movimento Serra tem apresentado grande número de palestras, conferências, estudos, etc., especialmente versando sobre temas religiosos e vocacionais.

 

Publicações:

 

         JORNAL ESTRELA MATUTINA - Juntamente com o Patrono Mário José Mayer, é co-fundador do Jornal Estrela Matutina (1958), órgão de divulgação e formação da Diocese de União da Vitória, no qual inseriu vários artigos e publicações. Tiragem mensal de 12.000 exemplares.

 

            REVISTA ‘O SERRA’ - Elabora, escreve e publica, com a supervisão da Profª Fahena Horbatiuk, a Revista ‘O SERRA’ e o Boletim ‘o Campanário’, instrumentos de comunicação do Movimento Serra do Brasil. Distribuídos em todo o território nacional.

 

            UM ESTUDO DA HISTÓRIA DE UNIÃO DA VITÓRIA – Coleção ‘Vale do Iguaçu’ N° 62 – Departamento de História, Centro de Estudos de História da FAFI  - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, Estado do Paraná. Uniporto Gráfica e Editora Ltda, 1992.

 

Outras Atividades Culturais:

 

           MUSEU DA FAMÍLIA SEBBEN – Recentemente instalou, em sítio de propriedade da Família Sebben, o ‘Museu da Família Sebben’, no qual se encontram em torno de duas mil peças e documentos que relatam a História da Família, desde os primórdios (1750), em Fonzaso, Vêneto, Itália até o período das Grandes Imigrações (1879), aos dias mais recentes – migração do Rio Grande do Sul para o Paraná (1936) e posteriores.

 

              CORAIS ‘REGINA COELI’ e ‘BENTO MOSSURUNGA’

            Por mais de trinta anos (1952 a 1985) fez parte dos corais Regina Coeli, cujo regente era o Prof. Danilo Schiel e Bento Mossurunga, regido pelo Prof. Abílio Heis. Esses corais, em várias oportunidades, concorreram em concursos nos Estados do Paraná e Santa Catarina, onde também participaram de importantes festivais, tendo sido, em várias oportunidades, premiados por suas magníficas apresentação.

bottom of page