


Cadeira 18 - Odilon Muncinelli
Patrono: João Farani Mansur Guérios
Nasceu em Curitiba, no Paraná, no dia 14 de dezembro de 1909 e faleceu em Porto União, em Santa Catarina, no dia 09 de agosto de 1992. Formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Foi advogado, professor, teatrólogo e poeta. Foi um dos fundadores da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina. Foi Presidente e Vice-Presidente da OAB – Subseção de União da Vitória e, ainda, Membro da Comissão de Ética e Disciplina. Destacou-se como professor no Colégio Túlio de França e na Escola Técnica de Comércio Cel. David Carneiro, da qual foi fundador e onde foi Diretor por 33 anos. Escreveu várias peças para teatro, entre elas:“As Faladeiras da Rua Prudente”(a mais conhecida e encenada), “O Casaco de Pele”, “A Solteirona”, “Exame de Geometria”, e tantas outras. Seu nome está inscrito, com destaque, na obra “Aspectos da História do Teatro na Cultura Paranaense”, de autoria de Benedito Nicolau dos Santos Filho. Destacou-se ainda como vereador em União da Vitória (PR), onde foi agraciado com o Título de Cidadão Honorário.
Fundador: Odilon Muncinelli
Filho de Cícero Muncinelli e de Hollanda Balardini Muncinelli. Nasceu em União da Vitória, Estado do Paraná, no dia 16 de junho de 1940. É formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Exerce a profissão de advogado, há mais de 48 anos. É também anotador da História Local e Regional, poeta e jornalista. Foi o idealizador e um dos fundadores do Centro de Letras “Dídio Augusto”, em 1965, hoje desativado. Publicou vários poemas na Antologia do Vale do Iguaçu, 1ª edição, organizado por Francisco Filipak e Nelson Antonio Sicuro, em 1976, e na Antologia Vale do Iguaçu, 2ª edição, organizado por Bernardete Ryba, Caio Ricardo Bona Moreira, Fahena Porto Horbatiuk e Josoel Kovalski, no ano de 2010. Possui o Troféu Centenário de União da Vitória (1990) e a Medalha “Amigo da História”(2012), conferida pelo Programa “Nossa História”. Assina a Coluna Milho no Monjolo, desde 11 de abril de 2003, no Jornal O Comércio.
Publicações:
MUNCINELLI, Odilon. Eles já Foram. União da Vitória: S/Editora, 1990.
MUNCINELLI, Odilon. Antologia do Vale do Iguaçu. Curitiba: O Formigueiro, 1976.
MUNCINELLI, Odilon. Apontamentos Históricos das Comarcas de Porto União (SC) e de União da Vitória (PR) – 1979, 1982, 1991. Porto União: Uniporto Gráfica e Editora, 1979, 1982 e 1991.
MUNCINELLI, Odilon. Um Estudo da História da Cidade. Porto União: Uniporto Gráfica e Editora, 1990.
MUNCINELLI, Odilon. Clube Concórdia - Breves Apontamentos Históricos. Porto União: Tipografia Sete, 1992.
MUNCINELLI, Odilon. Antologia do Vale do Iguaçu II. União da Vitória: FAFI de União da Vitória, 2010.
MUNCINELLI, Odilon. Antologia “Poesia”. União da Vitória: FAFI de União da Vitória, 2013.
MUNCINELLI, Odilon. União da Vitória: Jornal O Comércio, 2013.
MUNCINELLI, Odilon. Sofia e Joaquim. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 2, 2009.
MUNCINELLI, Odilon. Aldair, simplesmente Aldair. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 3, 2010.
MUNCINELLI, Odilon. Francisco Filipak: morreu um imortal. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 3, 2010.
MUNCINELLI, Odilon. Odilon Muncinelli, breve autobiografia. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 4, 2011.
MUNCINELLI, Odilon. Lulu Augusto e sua obra. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 4, 2011.
MUNCINELLI, Odilon. Não é assim que se faz! In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 4, 2011.
MUNCINELLI, Odilon. 46 anos, quanta saudade. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 4, 2011.
MUNCINELLI, Odilon. João Farani Mansur Guerios, O Patrono. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 5, 2012.
MUNCINELLI, Odilon. Ao soldado educador. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 5, 2012.
MUNCINELLI, Odilon. Apresentação do livro: “A Vida em Espiral”. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 5, 2012.
MUNCINELLI, Odilon. Homenagem a José Leônidas Gaspari. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 5, 2012.
MUNCINELLI, Odilon. Testemunho de um ex-aluno. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 5, 2012.