


Cadeira 35 - Leda Barcelos
Patrono: Mário Riesemberg
Nasceu em União da Vitória, Paraná, no dia 8 de junho de 1924 e faleceu no dia 17 de setembro de 1995. Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Paraná, em Curitiba. Foi professor e político. Exerceu as seguintes funções públicas: membro da administração do Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas, em Curitiba; vice-prefeito e prefeito do município de União da Vitória.
Foi professor na Escola Técnica de Comércio Cel. David Carneiro, no Colégio Estadual Túlio de França e da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, da qual também foi diretor. Escreveu vários artigos publicados em jornais locais e proferiu grande número de palestras.
Fundadora: Leda Barcelos
Filha de Walter Cezimbra Barcelos e Isolda Barcelos. Nasceu em Rio Negro, Paraná, no dia 11 de setembro de 1944, sendo a segunda entre seis irmãs. Iniciou seus estudos referentes à escola primária no Externato Santa Therezinha, em União da Vitória, Paraná. O ginasial no Colégio Estadual Túlio de França e o segundo grau concluído na Escola Normal Professora Amazília, no ano de 1963, todos em União da Vitória.
Concluiu o Ensino Superior, Curso de História, na Fundação Faculdade Estadual e Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, em 1967. Nesse mesmo ano, 1967, iniciou suas atividades como professora de 1ª a 4ª séries, no Grupo Escolar Clementina Lona Costa, em União da Vitória, permanecendo nesse estabelecimento de ensino até o final do ano de 1969.
Em março de 1970, assume a direção de 5ª a 8ª séries no Ginásio Estadual do Município de General Carneiro, hoje Colégio Estadual Pedro Araújo Netto (CEPAN). No referido colégio também atuou como professora de 5ª a 8ª séries e secretária, permanecendo nesse aducandário até a sua aposentadoria, no ano de 1994. No ano de 1978 graduou-se em Pedagogia com habilitação em administração escolar, na mesma Faculdade onde cursou História.
Tem vários cursos de curta duração, na área do magistério. No ano de 2000 assumiu a cadeira nº. 35, como fundadora, na Academia de Letras do Vale do Iguaçu, tendo como padrinho seu filho Clerson Barcelos Bogut, e como patrono o Prof. Mário Riesemberg, que foi seu professor no Ensino Superior, no curso de História.
Foi casada com Gilberto Bogut (in memoriam), do qual teve dois filhos: Clerson e Charles. A professora e poetisa participou, com poemas, na “Antologia do Vale do Iguaçu’. Publicou grande número de poesias e crônicas em revistas e jornais locais. Participou de vários concursos literários, como o promovido pelo 5º Batalhão de Engenharia e Combate, no qual foi a primeira colocada.
Publicações:
BARCELLOS, Leda. Fragmentos da Alma. União da Vitória: Alvi, 2013.
BARCELLOS, Leda. Instantes. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 2, 2009.
BARCELLOS, Leda. Solidão. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 2, 2009.
BARCELLOS, Leda. Retornos. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 2, 2009.
BARCELLOS, Leda. A praça. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 3, 2010.
BARCELLOS, Leda. Dia de Sol. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 3, 2010.
BARCELLOS, Leda. Mamãe. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 4, 2011.
BARCELLOS, Leda. O que somos? In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 4, 2011.
BARCELLOS, Leda. Quando me abraças. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 4, 2011.
BARCELLOS, Leda. Bailando. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 5, 2012.
BARCELLOS, Leda. Cidade viva. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 5, 2012.
BARCELLOS, Leda. Contemplação. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 5, 2012.
BARCELLOS, Leda. Meus passos. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 5, 2012.