top of page
IMG_20240314_155953425.jpg

Cadeira 02 - Eros José Sanches  

Nascimento e Filiação:

 

Eros José Sanches nasceu em Paranavaí, Estado do Paraná, em 18 de novembro de 1967. Filho de Edilceu Sanches, telegrafista da Empresa de Correios e Telégrafos e armeiro, e Dona Size Brites, do lar.Radicou residência nas Gêmeas do Iguaçu ainda criança, na década de 1970. É pai da Assistente Social Flávia Jordana Sanches, residente no Município de Itapoá/SC.

 

2. Formação:

Estudou o Ensino Básico nas Escolas Prof. Serapião e Clementina Lona Costa. Cursou o Ensino Médio (1º Grau) nos estabelecimentos Colégio Estadual José de Anchieta, Colégio Estadual Dr. Lauro Müller Soares e Colégio Estadual Túlio de França. Formou-se “Técnico em Administração” (2º Grau) no Colégio Miguel Farah.

Como autodidata é desenhista artístico, historiador, filósofo, poeta e ofiologista.

Produziu as ilustrações do livro “A Rua, As Crianças e Suas Brincadeiras” (UNIPORTO, 1988) de autoria do Professor Cordovan Frederico de Melo Jr. e a capa do romance policial “O Viajante” (2002) de Leandro Meireles.

Cooperou na descrição de uma nova espécie de serpente, Clelia hussami, conhecida popularmente como “moçurana”, endêmica da região de domínio das florestas com araucária da porção sul do Brasil.

 

3. Carreira Profissional:

 

Pertence aos quadros da reserva remunerada do Exército Brasileiro tendo iniciado sua carreira militarno ano de 1986.Assentou praça em 3 de fevereiro de 1986 (Boletim Interno nº 23 de 07Fev1986), no 5º Batalhão de Engenharia de Combate, hoje Blindado e passou à Reserva Remunerada a contar de 29 de fevereiro de 2016 (Diário Oficial da União nº 20, 29Jan2016), completando 30 anos de serviço ativo.

 

3.1) Promoções:

Cabo, em 1º de outubro de 1987 (Boletim Interno nº 185, 16Out1987);

3º Sargento, em 1º de dezembro de 2004 (Boletim Interno nº 226, 06Dez2004);

2º Sargento, em 1º de dezembro de 2013 (Portaria nº 22 do Departamento Geral de Pessoal, 29Jan2014).

 

3.2) Cursos:

Curso de Formação de Cabos, abril a julho de 1987 (Boletim Interno nº 128, 21Jul1987);

Curso de Formação de Motorista de Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP M113B), julho a setembro de 1988 (Boletim Interno nº 162, 12Set1988);

Programa de Prevenção e Controle das DST/AIDS das Forças Armadas, realizado no Hospital Geral de Curitiba, no período de 27 a 29 de junho de 2011 (Boletim Interno nº 118, 29Jun2011).

3.3) Missão no Exterior:

No período de julho de 1996 a janeiro de 1997, integrou a United Nations Angola Verification of Mission III (UNAVEM III), Missão da ONU de Verificação da Paz em Angola, África.

 

3.1) Condecorações (Militares):

Medalha Militar com Passador em Ouro, por 30 anos de bons serviços prestados;

Medalha Corpo de Tropa com Passador em Ouro, por servir em Unidade de combate por mais de 20 anos;

Medalha do Pacificador, por serviços relevantes ao Exército.

 

4. Produções:

4.1) Livros de sua autoria:

Livros publicados:

 

Marechal Juarez Távora – Uma Síntese Biográfica (UNIUV, 2013): resumo histórico da vida de Juarez do Nascimento Fernandes Távora, militar e político brasileiro, Patrono do 5º BE Cmb Bld, com prefácio do Dr. Flávio Juarez Távora, filho do biografado;

 

Comandei um Pelotão de Fuzileiros (JAC Editora, 2013): história oral do Dr. Túlio Carvalho Campello de Souza, que foi comandante de um Pelotão de Infantaria na 2ª Guerra Mundial, descrevendo os combates que participou na Itália em 1944/45, com prefácio do Prof. César Maximiliano Campiani, historiador da FEB;

 

5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado – 100 Anos de História, Tomos I e II (UNIUV, 2014 e 2015): história do Batalhão Juarez Távora, sediado em Porto União, com prefácio dos Generais José Luiz de Paiva e Joaquim Maia Brandão Jr., respectivamente; e

 

Ikken Hissatsu - As Origens do Karate-Dô (Kaykangue, 2021): o mais completo levantamento histórico escrito em língua portuguesa da história da arte marcial Karate, com o pioneiro levantamento histórico da arte marcial no Brasil, sendo a primeira vez que é pesquisado os documentos imigratórios dos mestres japoneses imigrados no Brasil.

Pedir Referências completas

Livro a publicar:

Inventário da Fauna Ofídica das Gêmeas do Iguaçu: levantamento faunístico das espécies de serpentes de Porto União da Vitória e região.

 

4.2) Publicações avulsas:

Artigos publicados:

Manutenção em Cativeiro da Espécie Bothrops cotiara (GOMES, 1913), Serpentes, Viperidae: “Projeto Coatiara”. In Anais FAFI, I Encontro de Iniciação Científica, I Mostra de Pós-Graduação, dias 8, 9 e 10 de novembro de 2001, p 32-36.

Uma Nova Espécie de Clelia (Serpentes, Colubridade) do Sul do Brasil. In Rev. Phylomedusa 2(2): 93-100, 2003.

O Instinto Biológico Sexual Humano à Luz das Culturas Sociais. In Anais FAFI, II Encontro de Iniciação Científica, II Mostra de Pós-Graduação, dias 7, 8 e 9 de novembro de 2002: p 158.

Serpentes do Perímetro Urbano dos Municípios de União da Vitória (PR) e Porto União (SC), e Um Possível Caso de Introdução Passiva de Espécie. In Anais FAFI, IV Encontro de Iniciação Científica, IV Mostra de Pós-Graduação, I Seminário de Pesquisa, dias 4, 5 e 6 de novembro de 2004: p 69.

 

Poema publicado:

Eu Sinto Tanto..., 12.3 – Gêneros Literários, pp. 252-253, In SOS Gramática: Para as Dúvidas Diárias (Marco Aurélio Ferreira Santiago, Ed. 3 de Maio, Blumenau, 2020).

5. Atividades:

5.1) Palestras:

Desde 1988, ministra palestras públicas sobre os temas:

1. Biologia: Prevenção de Acidentes com Animais Peçonhentos;

2. História: Participação do Brasil na Segunda Guerra;

3. Sociologia: "Valorização da Vida"; e (workshop) "Ética e Moral na Relação Sexual" (voltada para jovens de 13 a 19 anos).

 

5.2) Centro de Valorização Da Vida (CVV) e Associação União Pró-Vida.

Foi voluntário do CVV, Programa de Prevenção ao Suicídio, participando do extinto Posto Samaritano de Porto União, o qual foi Coordenador Geral por dois anos (2004-2007).

Também foi voluntário da Associação União Pró-Vida, instituição que opera nos mesmos moldes do CVV, no período de 2018-2022.

 

5.3) Artes Marciais:

Eros José Sanches é faixa-preta 2º Dan em Karate-Dô Shotokan, pela International Shotokan Karate Federation (Filadélfia, USA).

Pratica Karate há cerca de 40 anos dentro do conceito técnico-filosófico do Budô (filosofia samuraica traduzida como “caminho do guerreiro”).

Professor de Karate do Kakure Bushi Dojo.

 

6. Homenagens:

6.1) Moções:

Em 2014 foi homenageado com Moções das Câmaras de Vereadores dos Municípios de Porto União-SC e União da Vitória-PR, solicitadas pelos vereadores Osmar Alves Martins e Carlos Romeu Bueno, respectivamente, devido o lançamento do livro “5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado – 100 Anos de História”.

6.2) Títulos Eméritos (Militares):

                Em 4 de junho de 2018 foi homenageado pelo 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (Porto União-SC) com o Diploma de Amigo do Batalhão pela “valiosa colaboração ao ‘Batalhão Juarez Távora’, contribuindo para o cumprimento de suas missões”.

Em 25 de agosto de 2018 foi homenageado com o título de Colaborador Emérito do Exército, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Exército Brasileiro.

Em 20 de setembro de 2019 foi homenageado pelo 5º Batalhão Logístico (Curitiba-SC) com o Diploma de Amigo do Batalhão em “reconhecimento aos relevantes apoios prestados”.

 

6.3) Comendas e Medalhas (Civis):

No dia 30 de maio de 2016 foi homenageado pela Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI) com a COMENDA PINHÃO DO VALE, uma honraria concedida uma vez ao ano, a duas personalidades das Gêmeas do Iguaçu, na área da literatura e da Assistência Social. A ALVI homenageou-o pelos trabalhos de pesquisa científica biológica, na área da ofiologia, e pelos trabalhos de pesquisa histórica, pelos livros publicados.

                Possui as seguintes condecorações de organizações civis nacionais e internacionais pelos trabalhos de divulgação dos feitos da Força Expedicionária Brasileira e de sua participação e divulgação das Forças de Paz da ONU:

 

Medalha da ONU (The United Nations Medal), pelos serviços prestados à UNAVEM III em Angola (1996/1997);

Colar da Ordem do Mérito das Forças de Paz do Brasil “Grau Oficial da Paz” (Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz – ABFIP, São Paulo-SP);

Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil (Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz – ABFIP, São Paulo-SP);

Medalha de Mérito “Marechal Castello Branco” em Bronze (Associação Campineira de Oficiais da Reserva do Exército “R-2” do NPOR do 28º BIB);

Medalha Heróis da Tomada de Monte Castelo (Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, Seção Rio de Janeiro-RJ);

Medalha de Mérito Cabo Carlos Adalberto Ilha de Macedo “Herói da Guerra dos Seis Dias” (Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz – ABFIP, São Paulo-SP);

Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes (Associação Nacional dos Veteranos da FEB – ANVFEB – Rio de Jneiro-RJ);

Medalha Sangue dos Heróis (Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, Seção Nova Iguaçu-RJ.

                Em 12 de novembro de 2016 tomou posse como acadêmico da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI), ocupante da Cadeira número 2, que tem como patrono o artista plástico, escritor e político Dirceu  Marés de Souza.

2ª Ocupante: Soeli Regina da Silva Lima

Patrono: Dirceu Marés de Souza

Nasceu na localidade de Estácio, Município de Paula Freitas, Paraná, em dezembro de 1920 e faleceu em Curitiba, em janeiro de 1994. Político, escritor e artista plástico. Como político, exerceu o mandato de vereador na Câmara Municipal de União da Vitória. Na pintura procurou retratar cenas da História regional, sendo a mais famosa tela a que reproduz a “Batalha do Irani’, alusiva à Guerra do Contestado.

 

 

Fundador: Ghassoub Domit  

Filho de Jamil Domit e de Zakie Domit. Nascido na aldeia de Kafarhabo, Trípoli, no Líbano, no dia 09 de maio de 1920. Passou a infância até os oito anos no Líbano, veio para o Brasil em 1929, desembarcando no Porto de Santos, seguindo de trem para União da Vitória, onde chegou em 27 de março, precisamente no aniversário de 30 anos da cidade. Teve seus primeiros contatos com a Língua Portuguesa no Grupo Escolar Professor Serapião, Grupo Escolar Balduíno Cardoso e Colégio Santos Anjos. Em 1932 matriculou-se no Liceu Rio Branco, em Curitiba. Em 1938, entrou no Pré-Engenheio que era na universidade do Paraná, o que por vários motivos teve que abandonar ao fim do primeiro semestre, para ingressar no comércio com seu pai. Cursou contabilidade na Escola Técnica David Carneiro, formando-se em 1953.

Foi jornalista e poeta. Nas letras escreveu seus primeiros versos com sete anos de idade, com incentivo de uma revolução na Síria e Líbano. Escreveu e publicou poemas na obra intitulada “Antologia do Vale do Iguaçu” da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, Paraná. Participou ainda de várias outras antologias e da Enciclopédia Literária publicada pela “Revista Brasília”, sob a direção do jornalista Reis de Souza. Foi contemplado com a medalha de prata no XI Concurso Nacional de Poesias promovido pela Revista Brasília em 1990. Publicou “O primeiro pecado e outros poemas”. Escreveu artigos para o jornal Correio do Porto, em sua coluna exclusiva “Tópicos”. Combateu a desativação da Rede Ferroviária Federal valendo-se do refrão “Não deixem a Rede morrer! Não deixem a Rede acabar!..”. Faleceu em 14 de setembro de 2005.

1º Ocupante: Jayme Ayres da Silva

Filho de Ayres da Silva e Olandina Meurer da Silva. Nasceu em Manoel Ribas, Paraná, no dia 15 de março de 1958. Graduado em Ciências Biológicas, pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho, FAFIJA, Paraná. Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior, pela Universidade Oeste Paulista, UNOESTE. Especialização em Ecologia, pela Universidade Centro do Paraná, UNICENTRO. Especialização em Ensino de Ciências Biológicas. Especialização em Meio Ambiente e Gestão Ambiental, pela Universidade Paranaense, UNIPAR. Mestrado em Engenharia da produção: Gestão Ambiental, pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. 

 Soeli Regina de Lima Silva

 

Filha de Rivadavia da Silva Lima e Irene Soeli O. de Lima, nascida em Papanduva, Santa Catarina, possui graduação e especialização em História pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras- FAFIUV e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná -UFPR. Atua a 32 anos na área do magistério.

Atualmente atua como Docente da E.E.B. “General Osório”; Docente e Coordenadora de Pesquisa da UnC- Universidade do Contestado- Campus Porto União, integrante do NUPHIS- Núcleo de Pesquisas em História, parecerista da Revista Drd Desenvolvimento Regional em debate. Desenvolve os projetos de pesquisa: Ecos do Contestado: a estatização da Southern Brazil Lumber and Colonization Companny, o advento do Campo de Instrução Marechal Hermes e as implicações desses eventos para o desenvolvimento da região do Planalto Norte de Santa Catarina, em parceria com o Dr. Alexandre Assis Tomporoski, financiado pela FAPESC e Cultura material e imaterial na memória do tempo presente: um estudo de caso da Southem Brazil Lumber and Colonization Company. Pesquisadora sobre a história regional tem as seguintes publicações

 

LIVROS:

LIMA, Soeli Regina; TONON, E. Contestado: a hermenêutica da fotografia. Palmas: Kaigang, 2012. 172 p .

 

LIMA, Soeli Regina. Memórias que cantam e encantam: Coral Universitário Fafi (2001-2011). Palmas -PR: Kaygangue, 2011. 120 p.

 

LIMA, Soeli Regina. A trajetória do Poder Legislativo tresbarrense. Canoinhas-SC: Graf-Set, 2010. 208 p .

 

LIMA, Soeli Regina; ANTUNES, Marli. A Guerra do Contestado em sala de aula. Canoinhas-SC: Gráfica Diário do Planalto, 2010. 48 p .

 

 

CAPÍTULO DE LIVROS:

LIMA, Soeli Regina. Capital transnacional na região do Contestado: os sinais de modernidade no processo de ocupação. In: Valdir Roque Dallabrida. (Org.). Território, identidade territorial e desenvolvimento regional: reflexões sobre Indicação Geográfica e novas possibilidades de desenvolvimento com base em ativos com especificidade territorial.São Paulo: LiberArs Ltda, 2013, p. 63-86.

 

LIMA, Soeli Regina. Southem Brazil Lumber and Colonization Company: da produção do espaço urbano às relações de trabalho. In: Tonon, Eloy. (Org.). 2012- Centenário do movimento do Contestado. Palmas: Kaigangue, 2012, p. 55-79.

 

LIMA, Soeli Regina. Capital transnacional, company tows e a produção do espaço urbano: o caso da Rigesa soluções e embalagens MEADWESTVACO. In: FOETSCH, Alcimara Aparecida. (Org.). Geograficidades e cotidiano: contribuições ao saber regional. Palmas: Kaygangue, 2012,  p. 63-118.

 

LIMA, Soeli Regina. Permanências e mudanças no campo: uma leitura sobre a desapropriação de terras no Planalto Norte Catarinense (1956-2008). In: Helena Edilamar Ribeiro Buch. (Org.). Percepções geográficas regionais: sociedade, natureza e ensino. União da Vitória: Graf Set, 2010, p. -186.

 

ARTIGOS

LIMA, Soeli Regina. Outsiders na Guerra do Contestado: o processo de rendição. História em Revista (UFPel), 2014.  (Artigo aceito para publicação)

 

LIMA, Soeli Regina. Migrações e desenvolvimento local: um estudo biográfico. Revista Fronteiras (Online), 2014.

 

LIMA, Soeli Regina. Imigrantes no Contestado. Revista Historia Catarina, Lages-SC, p. 75 - 82, 30 jun. 2013.

 

LIMA, Soeli Regina. Imperialismo ecológico: a expansão biológica da Europa 900-1900. Revista História Catarina, Lages-SC, p. 50 - 56, 28 mar. 2012.

 

LIMA, Soeli Regina. Floresta nacional de Três Barras: uma referência histórica ambiental no Planalto Norte Catarinense. Revista História Catarina, Lages-SC, p. 38 - 46,  28 fev. 2012.

 

LIMA, Soeli Regina. Casarão da Fazenda Domit: patrimônio histórico do Norte Catarinense. Revista História Catarina, Lages-SC, p. 54 - 60,  28 fev. 2012.

 

TEXTOS EM JORNAIS

LIMA, Soeli Regina. Três Barras: lembranças do passado (Félix Damaso da Silveira). A Gazeta Tresbarrense, Três Barras-SC, p. 17, 31 jan. 2015.

 

LIMA, Soeli Regina. Três Barras: lembranças do passado (Lydia Heuko Brozoski). A Gazeta Tresbarrense, Três Barras-SC, p. 09, 30 nov. 2014.

 

LIMA, Soeli Regina. Três Barras: lembranças do passado (Maria kovalski Procheira). A Gazeta Tresbarrense, Três Barras-SC, p. 09, 31 out. 2014.

 

LIMA, Soeli Regina. Três Barras: lembranças do passado (Lydia Jientara Chikalski). A Gazeta Tresbarrense, Três Barras-SC, p. 07, 31 ago. 2014.

 

LIMA, Soeli Regina. Três Barras: lembranças do passado (Natalia Rodrigues Pacheco). A Gazeta Tresbarrense, Três Barras-SC, p. 15, 31 jul. 2014.

 

LIMA, Soeli Regina. Três Barras: lembranças do passado (Martha Hoinaski Paiter). A Gazeta Tresbarrense, Três Barras-SC, p. 14 , 30 jun. 2014.

 

LIMA, Soeli Regina. Três Barras: lembranças do passado (Salvador Bedretchuk). A Gazeta Tresbarrense, Três Barras, p. 14, 30 maio 2014.

 

LIMA, Soeli Regina. Três Barras: lembranças do passado (Alvino Szczerbowski). A Gazeta Tresbarrense, Três Barras-SC, p. 20 , 30 abr. 2014.

 

LIMA, Soeli Regina. Três Barras: lembranças do passado (Lydua Sava Suitck). A Gazeta Tresbarrense, Três Barras, p. 13, 31 mar. 2014.

 

LIMA, S. R.; LIMA, Soeli Regina. Três Barras: lembranças do passado (Gebrael Boulos El Kouba). A Gazeta Tresbarrense, Três Barras, p. 07, 28 fev. 2014.

bottom of page