top of page
Cadeira_nº_40_-_Margareth_Rose_Ribas.png

Cadeira 40 - Margareth Rose Ribas

 

 

Patrono: João Túlio Marcondes de França

Nasceu em União da Vitória, Paraná, no dia 9 de abril de 1888 e faleceu em Guarapuava, no dia 7 de fevereiro de 1931. Formado em Direito. Foi também professor, poeta e escritor. Fundou, em Curitiba, o jornal O Relâmpago, e publicou inúmeros poemas nos jornais de Curitiba, São Paulo, Palmas, Ponta Grossa, Guarapuava e União da Vitória. Foi Promotor Público em União da Vitória. Exerceu o cargo de Juiz de Direito, nas comarcas de União da Vitória, Palmas, Lapa, Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais, e o cargo de Juiz da 3ª Vara Criminal da capital do Paraná. Em 1926, foi nomeado Procurador Geral do Estado do Paraná.

Publicou “As quatro Cidades do Vale do Iguaçu”, trabalho que focaliza diversos aspectos socioeconômicos do sul do Paraná. Em 1924, publicou “Decisões”, sentenças e despachos jurídicos. A Coleção Vale do Iguaçu, da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, publicou, em 1974, sua obra inédita de versos, intitulada “Flores de Inverno”. Em 1947, o Ginásio Estadual de União da Vitória (fundado em 1945), passou a chamar-se Ginásio Estadual Túlio de França, em sua homenagem. 

 

 

Fundador: Nelson Antônio Sicuro

Filho de David Sicuro e Justina Sicuro. Nasceu em Bateias de Baixo, município de Campo Alegre, Santa Catarina, no dia 12 de dezembro de 1936. Formado em Filosofia Pura, Direito, Letras – Português e Francês, Língua e Literatura Francesa, pela Université de Nancy. Pós-graduação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Professor concursado de Língua Portuguesa e de Prática do Ensino de Português, na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. Professor de Português da Faculdade de Ciências Administrativas, de Canoinhas, Santa Catarina. Professor na Fundação Universitária do Planalto Norte Catarinense – FUNPLOC, atual Universidade do Contestado. Foi diretor da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.  

 

Publicações

 

SICURO, Nelson Antônio; FILIPAK, Francisco. Antologia do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Coleção Vale do Iguaçu, n. 24, 1976.

 

SICURO, Nelson Antônio. Grafia Fonêmica da Língua Portuguesa do Brasil. Porto União: Uniporto, 2011.

 

SICURO, Nelson Antônio. Esboços de uma Ortografia Fonêmica. Curitiba: Editora, 1966.

 

SICURO, Nelson Antônio. Explicação de Textos – autores brasileiros. Cidade: Editora, ano.

 

SICURO, Nelson Antônio. Prismas (vol. I). União da Vitória: Editora, 1970. 

 

SICURO, Nelson Antônio. Prismas (vol. II). União da Vitória: Editora, 1973.

 

SICURO, Nelson Antônio. Prismas (vol. III). Porto União: Uniporto, 1974.

 

SICURO, Nelson Antônio. Prismas (vol. IV). Porto União: Uniporto, 1976.

 

SICURO, Nelson Antônio. Prismas (vol. V). Porto União: Uniporto, 1977.

 

SICURO, Nelson Antônio. Prismas – Crônicas (vol. VI). Porto União: Uniporto, 1978.

 

SICURO, Nelson Antônio. Prismas  - Acrósticos (vol. VII). Porto União: Uniporto, 1981.

 

SICURO, Nelson Antônio. Gramática & Gramática. Porto União: Uniporto, 1994.

 

SICURO, Nelson Antônio. A (evoluída) gramática caipira. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 3, 2010.

 

SICURO, Nelson Antônio. Grafia fonética da língua portuguesa no Brasil. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 4, 2011.

 

 

1ª. Ocupante: Margareth Rose Ribas

Filha de Joaquim Osório Ribas e Rosemarie Ribas, nascida em União da Vitória, Paraná. Formada no curso de piano e teóricos afins, no Instituto de Música Raul Menssing, em Curitiba, Paraná. Formada em Letras Português-Inglês e pós-graduada em Literatura  pela  Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras - FAFIUV. Diretora do Talento Consevatório de Música, fazendo audições musicais anualmente.

Foi pianista do Grupo Orquestral Vivaldi. Participa em inúmeras atividades culturais como pianista, ou, indicando alunos para os eventos. Em 2006, publicou o livro Sinfonia do Iguaçu, pela Imprensa Oficial do Estado do Paraná, fazendo parte da coleção das festividades do Sesquicentenário do Estado.

Publicações:

RIBAS, Margareth Rose. Sinfonia do Iguaçu. Curitiba: Imprensa Oficial, 2006.  

RIBAS, Margareth. Saudação à Ulysses Teixeira. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n.7. 2014.

RIBAS. Margareth. Discurso de posse na ALVI. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n.7. 2014.

RIBAS, Margareth Rose. Felicio Domit: Saudoso maestro das “Gêmeas do Iguaçu”. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n.08. 2015.

bottom of page