top of page
Cadeira_nº_25_-_Fídias_Telles_de_Carvalh

Cadeira 25 - Fídias Telles de Carvalho

 

 

Patrono: Wolfgang Ammon

Nasceu em Eberwalde, Brandesburgo, Alemanha, no dia 3 de março de 1859 e faleceu em São Bento do Sul, Santa Catarina. Foi comerciante industrial da erva-mate, construtor de estradas, Juiz de Paz, político, professor, jornalista e escritor. Foi presidente da Associação Escolar de Deutsche Schule, de Joinville, além de inúmeras outras entidades ligadas à educação e fundador da “Sociedade Brazileira dos Amigos da Cultura Germânica”, no Rio de Janeiro em 1922.

Escreveu cento e sete livros entre romances, contos, novelas e poesias, além de grande número de artigos e crônicas publicados em revistas, jornais e almanaques, do Brasil e da Alemanha, como repórter do jornal “Deutsche Allegemeine Zeitung”, de Berlim. Suas obras mais conhecidas são: “Chronica de São Bento”, em português e alemão; “Hansel Glückspilz” (Joãozinho felizardo) e “Die Ersten Johre als Kolonist” (Os primeiros anos do colono). Recebeu duas condecorações do governo alemão, pela sua grande contribuição na divulgação da cultura alemã, no Brasil. 

 

 

 

Fundador: Fídias Telles de Carvalho

Filho de Osmário Telles de Carvalho e de Alice Leal. Nascido em Recife, Pernambuco, no dia 29 de março de 1943. Bacharelado em Filosofia (Universidade Federal de Pernambuco), Bacharelado em Sociologia (Universidade Federal de Pernambuco), Graduação em Ciência Política (Universidade Federal de Pernambuco), Aperfeiçoamento em Psicologia Social (Universidade Federal de Pernambuco), com monografia defendida sob o título de “Idade de Ouro ou Idade das Neuroses?”, Mestrado em Antropologia Cultural (Universidade Federal de Pernambuco), com a Dissertação defendida sob o título de “Antropologia da Vida Boêmia”, Doutor em Parapsicologia, com a Tese defendida sob o título de “Por Uma Parapsicologia Filosófica, Um Saber a Serviço do Conhecimento e do Desenvolvimento Humano – Além dos Extremismos Científicos e Religiosos: Uma Nova Abordagem”.

Fundador e Primeiro Secretário Geral da Academia Pernambucana de Ciências (Recife – PE, 1978), Secretário do Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas (Recife-PE, 1979), Fundador e Presidente do Centro Latino-Americano de Cultura (Recife -1980), Fundador e Atual Presidente da Academia Parano-Catarinense de Letras (SC/PR, 2002), Membro da Academia de Letras de Governador Celso Ramos (Governador Celso Ramos - SC, 2008), Membro Diretor da Oficial Academia Tijuquense de Letras (Tijucas-SC, 2010), Membro da Associação dos Escritores dos Municípios da Região da Grande Florianópolis – SC, Membro Nacional da UBE (União Brasileira de Escritores), Presidente de Honra da Academia de Letras do Brasil para Pernambuco; Membro Fundador da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (União da Vitória-PR/Porto União-SC).

Recebeu menções honrosas, diplomas, troféus. Dentre eles destacamos: Troféu Top de Linha Intelectual da Região Sul - Ano de 2003 (Rede Bandeirantes de Televisão),

Diploma de Membro Honorário e Diploma de Membro Benemérito pela Academia Parano-catarinense de Letras (2007), Doutor Honoris Causa –PHI- em Filosofia Universal pela Academia de Letras do Brasil, Diploma de Representante da Academia Pernambucana de Ciências no Sul do Brasil, Medalha Lauro Junkes de Literatura pela Academia de Letras de Governador Celso Ramos-SC (2010), Diploma de Amigo da Cultura Literária pela ALB-SC, Troféu de Literatura Osvaldo Deschamps de Literatura e Artes pela Associação dos Escritores dos Municípios da Grande Florianópolis (2012), Diploma e Medalha de Causas Imortais pela ALB (Recife, 2012), Diploma de Doutor Honoris Causa em História pelo Centro de Estudos Históricos de Kastória- Leste Europeu e Cavaleiro Comendador, pela Ordem da Águia Dourada do Principado de Kastória- Ducal dos Askos-Leste Europeu.

Publicações:

TELLES, Fídias. Os Malabaristas da Vida - Um Estudo Antropológico da Boemia. 2ª Edição. Passo Fundo: Berthier, 2000.

 

TELLES, Fídias. Dimensões da Angústia Humana – Um Estudo Psicossociocultural do Homem, Desdobrado Numa Antropologia Filosófica. 2ª Edição. . Erechim: São Cristóvão, 2004.

 

TELLES, Fídias. Punhos de Aço em Ponta de Faca – A Superfície e os Porões da Vida Latino-Americana. Canoas-RS: Gráfica e Editora LA Salle, 1993. 

 

TELLES, Fídias. A Construção Antropológica do Terceiro Milênio. 2ª Edição. Mafra: Gráfica e Editora Nosde,1997

 

TELLES, Fídias. Rachaduras da Alma. Passo Fundo: Berthier 1993.

 

TELLES, Fídias. Estilhaços Poéticos. Mafra: Gráfica e Editora Nosde, 2003.

 

TELLES, Fídias. Filosofia Para o Século XXI. Erechim: São Cristóvão, 2003.

 

TELLES, Fídias. Pequena História da Academia Paranocatarinense de Letras. 3ª Edição. Passo Fundo: Berthier. 2007.

 

TELLES, Fídias. O Brilho Cósmico dos Vivos e dos Mortos– Uma Abordagem Filosófica dos Fenômenos Insólitos e Enigmas da Vida. Blumenau-SC: Gráf. e Ed. Nova Letra, 2008.

 

TELLES, Fídias. As Verdades Contra os Fracassos da Vida-Por Uma Pedagogia Antropológica, Porto Alegre: Alternativa, 2010.

 

TELLES, Fídias. Rosas e Navalhas em Nossas Vidas. Passo Fundo: Berthier, 2011.

 

TELLES, Fídias. A Restauração das Almas Amputadas - Um Estudo Parapsicológico e Metafísico da Espiritualidade. Passo Fundo: Berthier ,2012.

 

TELLES, Fídias. Antologia Brasileira Diamantes I. . Passo Fundo: Berthier, 2010. 

 

TELLES, Fídias. Antologia Brasileira Diamantes II. . Passo Fundo: Berthier, 2011.

 

TELLES, Fídias. Antologia Brasileira Diamantes III. . Passo Fundo: Berthier, 2012.
 

TELLES, Fídias. O Guerreiro das Grandes Verdades: a saga de um filósofo brasileiro. Blumenau: Gráfica Nova Letra, 2014.       

 

TELLES, Fídias. Estudos de Parapsicologia. Passo Fundo: Gráfica Berthier, 2016.

 

TELLES, Fídias. Sócrates Será Jesus? Um Desafio à Filosofia e às Ciências Psíquicas.   Passo Fundo: Gráfica Berthier, 2017.

bottom of page