


Cadeira 32 - Pedro Alberto Skiba
Patrono: Frei Libório Lueg (1905 – 1994)
Nasceu na Alemanha em 1905 e faleceu em Tietê, São Paulo, em 19 de julho de 1994. Ingressou na Congregação dos Irmãos Franciscanos e, em 1933, fez seus votos perpétuos. Chegou ao Brasil em maio de 1935, tendo sido designado para trabalhar no Colégio São José, em Porto União, onde exerceu várias atividades. Foi professor, Diretor, Superior da Comunidade, Prefeito do Internato e até Árbitro de Futebol.
Em 4 de setembro de 1977, Frei Libório Lueg, em sessão conjunta das Câmaras de Vereadores de Porto União e de União da Vitória, recebeu o diploma de Cidadão Honorário das Cidades Gêmeas. No ano de 1978, comemorou o seu Jubileu de Ouro de Vida Religiosa.
Fundador: Pedro Alberto Skiba
Filho de Miguel e de Maria Skiba. Nasceu no dia 25 de março de 1945, em Joinville, Santa Catarina. Fez seus estudos na Escola de Aplicação José de Anchieta, Colégio Túlio de França e Escola Técnica de Comércio Cel. David Carneiro, em União da Vitória. Fundador do jornal “Evolução”, de São Bento do Sul, Santa Catarina. Responsável pela redação das colunas “Social” e “Reticências”, área de Turismo e Política.
Foi condecorado com os Troféus: “Grande Gala Catarinense”, “Hermínio Milis”, “Amigo da Barra Velha” e “Medalha de Honra ao Mérito da Ordem dos Jornalistas do Brasil”.
Publicações:
SKIBA, Pedro Alberto. Graças ao bom Deus. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 2, 2009.
SKIBA, Pedro Alberto. Pátria ultrajada. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 2, 2009.
SKIBA, Pedro Alberto. Moral descartável. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 2, 2009.
SKIBA, Pedro Alberto. Mineiros chilenos, mineiros brasileiros. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 4, 2011.