top of page
Cadeira_nº_29_-_Dago_Alfredo_Woehl.png

Cadeira 29 - Dago Alfredo Woehl

 

 

Patrono: Ernesto Ulrich Breyer

​

Nasceu em Breslau, Alemanha, no dia 9 de agosto de 1914 e faleceu em União da Vitória, no dia 4 de novembro de 1994. Foi professor, escritor e apicultor. Compôs várias peças musicais. Na juventude trabalhou no Circo Sarrazani e participou da Segunda Guerra Mundial. Ministrou aulas de música, de língua alemã e língua inglesa no Colégio Túlio de França e no Colégio Estadual Cel. Cid Gonzaga. A partir de 1964, passou a se dedicar especialmente à apicultura, tendo pesquisado o própolis, passando a produzir a . O assunto foi motivo de reportagem apresentada no programa Fantástico da Rede Globo de Televisão.

Escreveu inúmeros artigos em jornais e em revistas especializadas, publicando, em 1980, o livro , da Coleção Vale do Iguaçu. Costumava dizer: ” – Quem escreve, fica.

 

Fundador: Dago Alfredo Woehl

​

Filho de Herbert P. Woehl e Alida Scultetus. Nasceu em União da Vitória, Paraná, no dia 19 de agosto de 1950. Industrial e jornalista. É formado em Filosofia e em Administração de Empresas.  O Acadêmico é uma pessoa extremamente preocupada com as questões do patrimônio natural e ambiental e vem desenvolvendo vários  projetos  e escrevendo artigos sobre essas questões.  Organizou, entre outras coisas, um Museu da Erva-Mate no Parque Histórico, em União da Vitória, com exposição sobre o processo primitivo da beneficiamento do  produto . Esse Parque é um referencial para o turismo na cidade e é fruto de seu trabalho e idealismo em prol da preservação da história e do constante desenvolvimento cultural da região. É sua também a constante atenção em relação às enchentes do Iguaçu, criando associações e medidas preventivas do flagelo das águas.

​

Publicações:

​

WOEHL, Dago Alfredo.

 

WOEHL, Dago Alfredo.

 

WOEHL, Dago Alfredo. Ernesto Ulrich Breyer. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 2, 2009.

​

WOEHL, Dago Alfredo. União da Vitória: 120 anos. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 4, 2011.

bottom of page