top of page
Cadeira_nº_31_-_Fernando_Luis_Tokarski.p

Cadeira 31 - Fernando Luis Tokarski

 

 

Patrono: Cyro Ehlke

Nasceu em Canoinhas (SC), aos 3 de fevereiro de 1928 e faleceu em Joinville  (SC) em 1996. Foi advogado, professor e escritor. Formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Exerceu a advocacia em Canoinhas, Joinville e Itajaí, em Santa Catarina e em Ponta Grossa, no Paraná, onde também exerceu o magistério. Pertenceu à Academia de Letras José de Alencar, de Curitiba, ao Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, ao Centro Cultural Euclides da Cunha e ao Centro Cultural Inter-Americano, de Ponta Grossa, tendo sido um dos fundadores do Museu dos Campos Gerais. Publicou dezenas de artigos em jornais e revistas, nas cidades em que residiu. Escreveu e publicou as obras “Roteiros e Jornadas” e “A conquista do Planalto Catarinense: bandeirantes e tropeiros no Sertão de Curitiba”, um dos melhores estudos acerca da ocupação regional, e referência imprescindível nas pesquisas históricas da região do Contestado.   

 

Fundador: Fernando Tokarski

Filho de João Tokarski e Anna Kawa. Nasceu em Porto União (SC), aos 30 de maio de 1957. Historiador, professor e contista, reside  em Canoinhas (SC). É licenciado e   especialista em História, além de licenciado em Comércio e especialista em Metodologia do Ensino. Durante quase 20 anos foi professor da disciplina de História do Contestado, na Universidade do Contestado (UnC). Divulgador da História do Contestado, tem sua obra publicada em livros, revistas, jornais e CDs. Também projetou seu nome escrevendo contos regionalistas. Em 1985 foi distinguido com o prêmio “Virgílio Várzea”, a mais importante premiação literária de Santa Catarina. Sua obra “O Tamboreiro de Pedras Brancas” foi escolhida e premiada pela Academia Catarinense de Letras como o melhor livro de contos publicado em Santa Catarina em 2010. Pela atuação nas pesquisas e divulgação da História Regional e do Contestado, em 2007, recebeu da Assembleia Legislativa de Santa Catarina a “Medalha de Mérito do Contestado”. Em 2012 também foi homenageado pela mesma Assembleia, por ocasião das comemorações do Centenário do Contestado. É sócio-efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC). 

Publicações:

TOKARSKI, Fernando. Aniba e outros povos. Florianópolis: FCC, 1985.

 

TOKARSKI, Fernando. Cronografia do Contestado: apontamentos históricos da região do Contestado e do sul do Paraná. Florianópolis: Ioesc, 2002.

 

TOKARSKI, Fernando; BREHMER, Maria de Lourdes; BUENO, Viviane. Canoinhas: espaço, homem e memória. Curitiba: Base, 2011.

 

TOKARSKI, Fernando; VALENTINI, Delmir José; AMADOR, Milton Cleber Pereira; THOMÉ, Nilson; MOREIRA, Sandro Cesar. História do Contestado. Curitiba: Iesde, 2012.

 

TOKARSKI, Fernando. Olho da vida. Canoinhas: Gráf. Canoinhas, 1980.

 

TOKARSKI, Fernando. Saparilha. Caçador: Universal, 1981.

 

TOKARSKI, Fernando. O tamboreiro de Pedras Brancas. Florianópolis: Edufsc, 2010.

 

TOKARSKI, Fernando. Novas informações da família Tokarski. Canoinhas: Gráfica Canoinhas, 1995.

 

TOKARSKI, Fernando. Dicionário de regionalismos do sertão do Contestado. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.

 

TOKARSKI, Fernando Tokarski. Andar na aula: uma salvaguarda do polonismo. In: Mosaico de escolas: modos de educação em Santa Catarina na primeira república. DALLABRIDA, Nelson. (Org.) Florianópolis: Cidade Futura, 2003.

 

TOKARSKI, Fernando. Os polacos na Guerra do Contestado. In: A guerra santa revisitada: novos estudos sobre o movimento do Contestado. ESPIG, Márcia Janete; MACHADO, Paulo Pinheiro (Orgs.).  Florianópolis:  Edufsc, 2007.

 

TOKARSKI, Fernando. Do tempo dos antigos. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu: União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 4, 2011.

 

TOKARSKI, Fernando. A ermida de são João Maria e a invenção de santa Emídia. In: Nem fanáticos, nem jagunços: reflexões sobre o Contestado (1912-2012). VALENTINI, Delmir; ESPIG, Márcia Janete; MACHADO, Paulo Pinheiro (Orgs.. Pelotas: UFpel, 2012.

bottom of page