top of page
IMG_20240314_155940454_HDR.jpg

Cadeira 26 -

3º Ocupante - Carlos Roberto Rodrigues da Silva (falta anexar memorial)

"Meu pai, Sebastião, e minha mãe Rosalina, nasci na cidade de Porto União em Santa Catarina no dia 24 de julho do ano de 1964, onde permaneci até os nove anos. Iniciei minha vida escolar na Eeb Antonio Gonzaga (Publica), onde fiz o Curso Primário, tive excelentes professores.

No ano de 1973, juntamente com minha família fomos residir na Cidade de Irineópolis também em Santa Catarina. Continuei meus estudos no colégio Horacio Nunes de ensino Publico, neste período finalizei o ensino fundamental passando para o ensino médio e concluindo o mesmo. Nos períodos que não estava estudando trabalhava na agricultura para ajudar na renda familiar. Em 1979 tive a oportunidade de trabalhar de cobrador de ônibus, onde permaneci por 4 anos.

Por ser uma cidade de porte pequena, tive sorte, pois no ano do termino do ensino médio, minha turma de 79 seria a primeira a iniciar o segundo grau, e no ano de 1982 finalizei o curso com êxodo.

Em 1983 interrompi meus estudos para com o compromisso do Serviço Militar.

Com muita dificuldade iniciei no ano de 1985 o curso superior em economia na FACE de União da Vitória PR. Com o tempo, percebi que era necessário continuar estudando, decidi, então, prestar o vestibular em Optometria na UNC (Universidade do Contestado), isso em 2002, concluindo em 2007. Logo após formado instalei um consultório Optométrico, onde me sinto plenamente satisfeito pois estou ajudando clientes no que diz respeito a saúde visual, transmitindo todo o conhecimento que adquiri, até então.

 Antes de concluir a graduação em Optometria iniciei outra graduação desta vez em Gestão Publica, também na UNC, chegando à conclusão em 2009. Esta decisão partiu logo após ter me candidatado ao poder legislativo, onde fui eleito, e percebi a necessidade de qualificar-me. Sendo um parlamentar com conhecimento e sabedoria fui eleito mais duas legislaturas.

 No período de 2009 a 2010 realizei minha pós graduação em Ortóptica e Terapia visual pela FISAM – Faculdades Internacionais San Martin em parceria com a Universidade do Contestado.

 Em 2010 iniciei na UNC o curso de mestrado em Desenvolvimento Regional, onde fui reconhecido pela bolsa de estudo da FAPESC por me classificar em primeiro lugar. Com conclusão no ano de 2012. Foi o mestrado que me introduziu definitivamente no campo acadêmico-científico.

Neste período tive participações em eventos científicos, seguramente fiz a “viagem intelectual” mais fascinante da minha vida.

 Em 2014 iniciei mais uma Pós-Graduação "Lato-Sensu" em MBA em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, chegando seu termino em 2016.

Motivado pelo desempenho iniciei no ano de 2017 o curso de Doutorado em Gestão Ambiental, oferecido pela UNISAL (Universidade San Lorenzo), finalizando em 2019. Empolgado com os resultados de conhecimento iniciei já em seguida meu segundo Doutorado desta vez em Saúde Publica, concluindo o mesmo em 2020. Nesse período, vivi os melhores dias da minha inserção científica definitiva. Tive considerável desenvolvimento e compreensão sobre a ciência, em seus fundamentos filosóficos e metodológicos.

Adquirindo o habito na busca de conhecimento estou há concluir o curso de Graduação em Farmácia, na busca da compilação de conhecimento na área de Saúde. O meu investimento em qualificação profissional tem sido praticamente contínuo desde minha conclusão do curso de graduação.   

E hoje tenho o prazer de fazer parte da ALVI, onde desejo contribuir com conhecimento que adquiri até então." 

Autoria do Acadêmico

2ª Ocupante - Tânia Margaret Malschitzky Ruski.

 

Patrono: Tadeu Krul

 

Nasceu em Cruz Machado, Paraná, no dia 24 de novembro de 1916 e faleceu em 1993. Formado em Ciências Econômicas, foi funcionário da Caixa Econômica Federal, membro da Sociedade União Juventus, da Sociedade Polonesa Odrodzenie, publicitário e radialista.

Pela sua atividade jornalística e divulgação da cultura polonesa, recebeu o prêmio da Agência Polonesa Interpress, além do diploma de honra e do título de “Amicus Poloniae” e a “Cruz de Ouro do Mérito”, do governo polonês. Escreveu centenas de artigos publicados no semanário católico polonês LUD, no jornal O Estado do Paraná, e na revista Panorama Polska, editada em Varsóvia, na Polonia. Publicou o livro “De Lublin ao Paraná”, roteiro de vida da família e da saga de imigrantes poloneses e do sofrimento em sua aculturação.

 

 

Fundador: Alexandre Drabik

 

Filho de Pedro Drabik e Martha Lessey. Nasceu em União da Vitória, Paraná, no dia 8 de dezembro de 1929. Pesquisador e estudioso da História do Paraná, do Brasil e de Sociologia. Membro do Comitê de Investimentos da Fundação da Caixa Econômica Federal, do Centro de Letras do Paraná, e do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná. Publicou “Turbilhão Verde-Amarelo”, “Paraná, Meu Paiquerê” e “Nova Visão de Nossa História”.

 

1º Ocupante: Francisco Filipak

 

Nasceu em Araucária, Paraná, em 7 de agosto de 1924. Formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestre em Letras pela mesma Universidade, formado em Filosofia Pura pela UNISSINOS, de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, possui curso de Especialização em Língua e Cultura Polonesa pela Universidade Federal do Paraná, em convênio com a Universidade Jaguelônica de Cracóvia, Polônia, concluído em 1997. Foi Professor de Português, Teoria da Literatura na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, Paraná, onde também foi diretor, no quadriênio 1968-1972. Professor de Linguística na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tuiuti de Curitiba.

Membro da Academia Paranaense de Letras, membro efetivo do Centro de Letras do

Paraná, da Academia de Letras José de Alencar, do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, do Circulo de Estudos Bandeirantes, da União Brasileira dos Trovadores Capixabas, do Centro Cultural Prof. Faris Antônio S. Michaelle de Ponta Grossa, Paraná.

 

Publicações:

 

FILIPAK, Francisco. Teoria da Metáfora. Curitiba: HDV, 1993.

 

FILIPAK, Francisco. Fundamentos da Linguagem Figurada. Curitiba: Unificado, 1992.

 

FILIPAK, Francisco; SICURO, Nelson Antônio. Antologia do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Coleção Vale do Iguaçu, n. 24, 1976.

 

FILIPAK, Francisco. Helianto Outonal.

 

FILIPAK, Francisco.  Glossário do Vale do Iguaçu.

 

FILIPAK, Francisco. Vocabulário Regional de Ibiraçu. Ibiraçu: Sem editora, 1991.

 

FILIPAK, Francisco. Centenário no Brasil da Família Filipak.

 

FILIPAK, Francisco. Curitiba e suas variantes toponímias. Curitiba: Unificado, 1998.  

 

FILIPAK, Francisco. Dicionário Regional do Espírito Santo.

 

FILIPAK, Francisco. Dicionário Sóciolinguístico Paranaense. Curitiba: Imprensa Oficial, 2002.

 

FILIPAK, Francisco. Literatura Polono-Brasileira.

 

 

2ª Ocupante: Tânia Margaret Malschitzky Ruski.

 

Filha de Ruth Goya e Benno  Walter Malschitzky. Nasceu em Porto União, Santa Catarina, no dia 30 de abril de 1950. Em 1967 concluiu o Magistério na Escola Normal Santos Anjos, Porto União - Santa Catarina. Em 1968 iniciou o Curso de Pedagogia na Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória-Paraná. Completou seus estudos de Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional na UNIFIL –Londrina- Paraná e Pós Graduação em Supervisão Escolar.

Trabalhou com Alfabetização no Colégio Santos Anjos, Porto União-Santa Catarina, Grupo Escolar Astolpho Macedo Souza, União da Vitória-Paramá e Colégio Estadual Santa Cândida- Curitiba-Paraná.Trabalhou como Orientadora Educacional no Colégio São Paulo, (UNOPAR)-Londrina- Paraná. Alfabetizou crianças, jovens e adultos na Rede Municipal de Ensino, Londrina-Paraná. Cumpriu estágio no ano de 1999 em Orientação Empresarial na Empresa Florâmica do Grupo Eliane, Londrina-Paraná. Foi empresária da Tupperware, ministrando cursos e treinando pessoal na área de vendas. (1979 à 1984 ), Londrina –Paraná. Em 1999 aposentou-se como Professora da Rede Municipal de Londrina. Escreveu artigos completos: Crônicas no Jornal O Comércio e Jornal Caiçara União da Vitória-Pr  Porto União -SC.

 

 

Publicações:

 

RUSKI, Tânia Margaret Malschitzky. Minha Vida. Revista Bárbara. Editora Símbolo, 1999.

 

RUSKI, Tânia Margaret Malschitzky. Minha Janela – Crônicas e Memórias, 2010.

 

RUSKI, Tânia Margaret Malschitzky. Foi ontem. Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 5, 2012.

 

RUSKI, Tânia Margaret Malschitzky. Histórias para contar. Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 5, 2012.

 

RUSKI, Tânia Margaret Malschitzky. Presente diferente. Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 5, 2012.

 

RUSKI, Tânia Margaret Malschitzky. Tempos atrás. Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 5, 2012.

bottom of page