O que é uma Academia de Letras?
O termo surgiu na antiga Grécia quando o Filósofo Platão discutia assuntos filosóficos com seus discípulos, nos jardins da casa de seu amigo ACADEMUS. Daí o termo Academia. Os romanos deram continuidade debatendo e escrevendo seu tema predileto que era JUSTIÇA. ( Direito Romano)
Nas universidades medievais volta-se a falar em Academias mas foi durante o Renascimento, na Itália, época do desenvolvimento e valorização das artes e da literatura, que fortaleceu-se o hábito de reuniões por toda a Europa com objetivo de discutir conhecimento de caráter geral e outras exclusivamente literárias.
A Academia de Letras Francesa influenciou a Academia Brasileira de Letras fundada em 1896, no Rio de Janeiro por Machado de Assis seu primeiro Presidente. Recentemente assumiu uma cadeira na ABL o nosso ex Presidente Dr. Henrique Cardoso.A Academia possui 40 membros os quais são chamados imortais, pelas obras que escrevem, pelo legado que deixam a sociedade.
A Academia Paranaense de Letras foi fundada em 1936 .
ALVI- Academia de Letras do Vale do Iguaçu no ano 2000. Tem por objetivo o cultivo, a preservação da Língua Pátria e da Literatura Brasileira, nos seus aspectos científicos, históricos, filosóficos, literários e artísticos.
Histórico do Brasão da ALVI
O brasão da Alvi foi idealizado pela fundadora e ocupante da cadeira nº 23, Ladi Tamara Benda Loiacono, e ilustração concebida pelo desenhista fashion, Israel Chicozi Ferreira. O brasão azul, branco e dourado é um símbolo composto por um livro, uma mensagem em latim “nula dies sine linea”, uma seta com duas asas no topo central. As linhas que contornam o brasão são douradas, para transmitir a nobreza da Instituição, o fundo azul reflete a maturidade e sabedoria de seus integrantes, dando base ao livro aberto na parte central. O livro representa a Academia como centro do conhecimento e da cultura, onde os acadêmicos dão asas à imaginação e originalidade. O nome, em letras maiúsculas ACADEMIA DE LETRAS DO VALE DO IGUAÇU, afirma a força da comunidade intelectual, junto com o ano de fundação 2000, no rodapé, para instaurar credibilidade a cada ano que passa. A curvatura do Rio Iguaçu é expressa nas páginas do livro, em azul-claro, representando o Vale do Iguaçu na região das duas cidades de União da Vitória e Porto União. Tal símbolo foi sugerido pelo fundador e ocupante da cadeira nº 2, Ghassoub Domit. No rodapé do brasão, abaixo do livro, estão os dizeres em latim: “Nulla dies sine linea” (Nenhum dia sem uma linha), ideia do fundador e ocupante da cadeira nº 40, Nelson Antonio Sicuro. A seta com duas asas direcionadas para o céu representa a ascensão da Comunidade Acadêmica do Vale do Iguaçu e a busca incessante do conhecimento.
O trabalho completo do brasão da Alvi, desde o início até o final, foi articulado no computador pelo designer gráfico, Fernando Luiz Alves de Lima. Em seguida, bordado em bandeira de tecido de cetim, nas cores azul, branco e detalhes dourados. Desde sua instalação, a Alvi utiliza o referido brasão nas cerimônias solenes e como logotipo para convites e eventos da Academia.
(Texto escrito pela Acadêmica Ladi Tamara Benda Loiacono).