


Cadeira 27 - Maria Genoveva Bordignon Esteves
Patrono: José Pacheco Cleto
Nasceu em Clevelândia, Paraná, no dia 22 de janeiro de 1901 e faleceu em União da Vitória, no dia 17 de outubro de 1960. Foi agrimensor, político, escritor e poeta. Juntamente com o Dr. Francisco Beltrão, efetuou o levantamento topográfico de Pato Branco, dos rios Ivaí, Iguaçu e Chopim. Foi vereador e presidente da câmara e posteriormente prefeito municipal de União da Vitória. Em seu mandato foi construído o aeroporto em São Cristovão e criada a Biblioteca Municipal.
Foi membro do Centro de Letras do Paraná e do Centro de Letras de Ponta Grossa. Publicou Em seu túmulo está escrito:
Fundadora: Helena Lima Klotz
Nasceu em União da Vitória, em 13 de abril de 1920 e faleceu no dia 15 de outubro de 2005. Filha de pai nordestino, trovador e repentista estudou no Grupo Escolar Professor Serapião em União da Vitória, e no Colégio Santos Anjos. Dedicou-se ao ensino de crianças durante trinta anos, dosquaisquinze em escolas rurais. Helena sempre foi grande leitora e escritora de poemas, como forma de lazer.
Escritora e poetisa, tem inúmeras poesias publicadas em jornais locais, livros de coletâneas e participou de concursos de poesias, realizados pela Fundação Cultural de União da Vitória. Publicou: e Suas poesias demonstram sua alma sensível e de pessoa apaixonada pela vida, beleza e arte. Partiu para o mundo celestial no ano 15 de outubro de 2005, deixando muitas saudades e um grande vazio na ALVI.
1ª Ocupante: Maria Genoveva Bordignon Esteves
Filha de Dilce Bordignon Esteves e Antonio Vidal Esteves. Nasceu em São João do Triunfo, Paraná, no dia 23 de maio de 1961. Possui graduação em Administração pela Faculdade Municipal de Administração e Ciências Econômicas de União da Vitória – FACE. Especialização em Economia Empresarial, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, especialização em Fundamentos, Teoria e Análise do Processo Educacional para a Realidade Brasileira, Universidade Federal do Paraná – UFPR; especialização em Administração Empresarial, Universidade Federal do Paraná – UFPR; especialização em Administração de Recursos Humanos, Universidade Federal do Paraná – UFPR; mestrado em Ciências Sociais Aplicadas – Área de Concentração: Recursos Humanos, Faculdades Reunidas de Palmas/PR - FACEPAL; doutorado em Educação, Universidade de La Empresa - UDE, Montevidéu, Uruguai.
Diretora do Colégio Técnico de União da Vitória (COLTEC); pró-reitora de ensino, do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV). Autora do livro Aprendendo com a 7.ª arte - Filmes: uma agradável oportunidade para treinamento e desenvolvimento das ciências empresariais (União da Vitória, PR: UNIUV, 2002, 171 p.). Organizadora do livro A sétima arte como ferramenta para o desenvolvimento de pessoas, com colaboração dos acadêmicos do 4.º ano de Administração/2004 (União da Vitória, PR: UNIUV, 2004, 141 p.). Atua como Professora Universitária e de Pós-Graduação. Desenvolve trabalhos de T&D Empresarial in company. Consultora Organizacional. Palestrante na área de comportamento humano profissional e educacional.
Publicações:
ESTEVES, Maria Genoveva Bordignon. A questão educacional como premissa significativa para questões administrativas. In: União da Vitória: Face, v. 1, n. 1, out. 1998.
ESTEVES, Maria Genoveva Bordignon. A tecnologia e informação influenciando a administração no processo de globalização. In: . União da Vitória: Face, v. 2, n. 2, 1999.
ESTEVES, Maria Genoveva Bordignon. uma agradável oportunidade para treinamento e desenvolvimento das ciências empresariais. União da Vitória: Face, 2002.
ESTEVES, Maria Genoveva Bordignon. Maria Genoveva Bordignon
ESTEVES, Maria Genoveva Bordignon. Porto União – cidade amiga. In: . União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 5, 2012.