


Cadeira 10 - Raulino Bortolini
Patrono: Abílio Heiss
Professor, advogado, músico e regente. Nasceu em Concórdia, Santa Catarina. Residiu e exerceu o magistério em Campo Largo, Paraná, Concórdia, Santa Catarina, e, a partir de 1956, em Porto união e União da Vitória. Foi professor no Colégio Santos Anjos, Colégio Cid Gonzaga, no qual foi o primeiro Diretor, Colégio Túlio de França, no qual também foi diretor, Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. Dedicou-se a música, tendo fundado, em 1975, o Coral Bento Mussurunga, sendo seu Regente por mais de vinte anos. Foi correspondente dos jornais Gazeta do Povo, de Curitiba; A Notícia, de Joinville; O Barriga Verde, de Canoinhas, para os quais escrevia. No jornal O Comércio, de nossas cidades, manteve por muitos anos, a coluna “Cá entre nós”. Foi vereador em Porto União e União da Vitória.
1º Ocupante: Raulino Bortolini
Filho de Emílio Bortolini e Ana Franzói Bortolini. Nascido em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, no dia 07 de dezembro de 1940. Formado em Geografia e Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena – São Paulo e Pós-Gradução pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, São Leopoldo, Rio Grande do Sul.
Exerceu diversos cargos de direção no Colégio Túlio de França, bem como na Faculdade de Administração e Ciências Econômicas, atual UNIUV. De 1981 a 2012, foi Maestro da Banda de Música do Município de União da Vitória. Regente de vários Corais entre eles o da Catedral de União da Vitória. Regente da Banda Marcial e do Coral Túlio de França de União da Vitória. Autor do Hino oficial de União da Vitória e da Música do Hino do Município de Matos Costa (SC). Cidadão Honorário do Município de União da Vitória. Autor do Projeto e da Implantação do Curso de Licenciatura em Música da Universidade do Contestado (UNC Campus Porto União) e atual Assessor Técnico do mesmo. Professor aposentado do Ensino Médio e do Ensino Superior do Estado do Paraná. Professor Emérito do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV). Foi Presidente da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI), em 2004 e 2006.
Publicações:
BORTOLINI, Raulino. O xisto na região sul. , ano 1, nº 1, União da Vitória, 1972.
BORTOLINI, Raulino. Homenageando o Patrono. In: . União da vitória: 1974.
BORTOLINI, Raulino. Mudanças Microclimáticas do Médio Iguaçu. Rio Grande do Sul: Unissinos, 1980.
BORTOLINI, Raulino. A Face...Um sonho. In: , vol. 1, nº 1, p. 01-66, out. 1998.
BORTOLINI, Raulino. O Hino nacional brasileiro. Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 2, 2009.
BORTOLINI, Raulino. Discurso de posse como presidente na Academia de Letras do Vale do Iguaçu. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 4, 2011.
BORTOLINI, Raulino. Homenagem a União da Vitória. Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 5, 2012.