


Cadeira 21 - Ivahy Detlev Will
Patrono: Jorge Will
Nasceu em Lippischau, Prússia Ocidental, antiga Alemanha Imperial, no dia 30 de dezembro de 1906 e faleceu em União da Vitória, Paraná, no dia 12 de junho de 1996. Foi agricultor, marceneiro e, como autodidata, escritor. Apaixonado pela flora e pela fauna brasileira que sempre defendeu. Escreveu e publicou os trabalhos intitulados: “Crônicas do Vale da Solidão” e “Crônicas do Sertão Paranaense”. Outros escritos foram publicados em jornais locais e de Curitiba. Recebeu do Governo do Estado do Paraná, o Diploma de “Conservador da Natureza” e, em 1989, o título de “Cidadão Honorário de União da Vitória”.
Fundador: Ivahy Detlev Will
Filho de Jorge Will e de Elza Gumz. Nasceu em União da Vitória, Paraná, no dia 05 de setembro de 1944. Escritor, artista plástico, desenhista gráfico e xilográfico. Autor de inúmeros textos e legendas, relacionados com ilustrações. Seus trabalhos têm sido publicados em revistas e jornais locais, da capital paranaense e, alguns deles no México. É criador do Monumento ao Centenário de União da Vitória e do Monumento à Força de Combate ao Fogo, em Porto União.
Publicações:
WILL, Ivahy Detlev. Propaganda versus valores. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n. 2, 2009.