


Cadeira 20 - Therezinha Leony Wolff
Patrono: Yvonnich Furlani
Nasceu em Rodeio, Blumenau, Santa Catarina, no dia 29 de maio de 1929, faleceu em Porto União, no dia 19 de dezembro de 1987. Formado em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná. Foi escritor, poeta, compositor e cantor. Ainda no decorrer do curos ginasial destacou-se por seus escritos e poemas sempre premiados, entre os quais: “Meu Destemido Gato Preto” e “Sonetos”. Por ocasião do 50º aniversário de emancipação política de Porto União, escreveu o poema “O Canto do Estrangeiro” e o hino do cinquentenário “Cidade Amiga”, que se tornou o hino oficial de Porto União. Teve publicado seu livro “Eu Sou o Verso”, pelo Departamento de Letras da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, Paraná.
Fundadora: Therezinha Leony Wolff
Filha de Valentin Varacoski e Linda Montecelli. Nasceu em Porto União, Santa Catarina, no dia 20 de junho de 1935. Licenciada em Pedagogia, com especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná. Exerceu cargos de professora, diretora e supervisora em estabelecimentos de 1º e 2º Graus, nas cidades de Porto União, União da Vitória, todos os municípios do litoral paranaense (Guaratuba, Matinhos, Paranaguá, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba) e o de Técnico no Grupo de Estrutura e Funcionamento da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
Integrou a equipe técnico-pedagógica do então Colégio Positivo e o Corpo Docente do Senac, como instrutora de Técnica Vocal, em Curitiba. Fundou o Centro de Danças Porto União da Vitória. Presidiu à Comissão Organizadora dos Festejos do Centenário de Emancipação Político-Administrativa de União da Vitória e coordenou a programação desenvolvida por todo o ano de 1990. Projetou a estrutura organizacional e o funcionamento da Fundação Municipal de Cultura de União da Vitória e coordenou a programação desenvolvida desde a fundação até o ano de 1992 e de 2000 a 2004. Foi escolhida coordenadora da 8ª Regional de Cultural do Paraná, que abrangia 23 municípios. Exerceu a direção cultural da Instituição. Elaborou e coordenou a programação do Cinquentenário do Clube Concórdia, de Porto União. Projetou e coordenou a execução de galerias de arte, exposições de artes plásticas, de artesanato, concursos literários, de beleza, e programações em diferentes modalidades artísticas. Pelo trabalho realizado na literatura e cultura em geral recebeu as medalhas: Medalha General Sarmento, na Polícia Militar do Paraná; Medalha Heróis do Contestado, da Polícia Militar de União da Vitória; Comenda 10 anos do Programa Nossa História, da Rádio Educativa de Curitiba; de reconhecimento, da Câmara Municipal de União da Vitória, Câmara Municipal de Porto União e Conselho da Mulher Educativa de União da Vitória.
É redatora responsável pela coluna “Espaço Cultural” do jornal O Comércio, desde 1989. É membro das ONGs: Centro de Danças de Porto União da Vitória; Rede Feminina de Combate ao Câncer, de Porto União da Vitória; Conselho da Mulher Executiva de União da Vitória, Conselho Municipal de Turismo de União da Vitória. Aposentada desde 1983, dedica-se, desde então, às atividades ligadas à cultura. Foi Presidente da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI), de 2006 a 2010, e responsável pela fundação da Revista da Academia, n. 01, 2008.
Responde pela coordenação da Casa Cultural Anibal Khury desde 2008. É co-autora de diversos de documentos que nortearam a implantação da Lei 5.692/71, exercendo também as atividades referentes à implantação do Regimento Escolar do Ensino Pré-Escolar e Primeiro Grau nas escolas paranaenses particulares, confessionais e estaduais. É co-autora do livro editado pelo SENAC regional do Paraná, em 1985 sobre técnica vocal.
Publicações:
WOLFF, Therezinha Leony. Assim nasceu Porto União da Vitória.
WOLFF, Therezinha Leony. Juventus Futebol Clube – 50 anos.
WOLFF, Therezinha Leony. Zeca Bandeira. Porto União (SC) – União da Vitória (PR): Lumar, 1999.
WOLFF, Therezinha Leony. Coisas que Tocam. União da Vitória: FACE, 2000.
WOLFF, Therezinha Leony. Pegadas Amigas. União da Vitória: Kaygangue, 2006.
WOLFF, Therezinha Leony. Uma entrevista importante. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de letras do Vale do Iguaçu, n. 2, 2009.
WOLFF, Therezinha Leony. Momento de inspiração. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de letras do Vale do Iguaçu, n. 2, 2009.
WOLFF, Therezinha Leony. Arquivo público. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de letras do Vale do Iguaçu, n. 2, 2009.
WOLFF, Therezinha Leony. Homenagem ao Município de Porto União. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de letras do Vale do Iguaçu, n. 3, 2010.
WOLFF, Therezinha Leony. Homenagem a Djanyra. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de letras do Vale do Iguaçu, n. 3, 2010.
WOLFF, Therezinha Leony. Lançamento do Hino de Matos Costa. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de letras do Vale do Iguaçu, n. 3, 2010.
WOLFF, Therezinha Leony. Fim de copa. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de letras do Vale do Iguaçu, n. 3, 2010.
WOLFF, Therezinha Leony. Sociedade Beneficente e Recreativa União Operária: uma história esquecida. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de letras do Vale do Iguaçu, n. 3, 2010.
WOLFF, Therezinha Leony. Esporte amador... velhos tempos, belos dias. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de letras do Vale do Iguaçu, n. 4, 2011.
WOLFF, Therezinha Leony. Mensagem de boas-vindas em nome da Alvi à acadêmica Tânia Margareth Malchitsky Ruski. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de letras do Vale do Iguaçu, n. 4, 2011.
WOLFF, Therezinha Leony. Carta a Frei João, o Comnendador. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de letras do Vale do Iguaçu, n. 4, 2011.
WOLFF, Therezinha Leony. Como um Big Brother. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de letras do Vale do Iguaçu, n. 5, 2012.
WOLFF, Therezinha Leony. Qual porto?. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de letras do Vale do Iguaçu, n. 5, 2012.
WOLFF, Therezinha Leony. O leque. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de letras do Vale do Iguaçu, n. 5, 2012.