top of page
Cadeira_nº_24_-_Ivan_Vidal_Portela.png.j

Cadeira 24 - Ivan Vidal Portela

 

 

Patrono: João Guilherme Russo

Nasceu em São Paulo, no dia 24 de junho de 1990 e faleceu no dia 18 de março de 1954, em Porto União. Foi comerciante, desportista e escritor. Recebeu a alcunha de Chumbita, nas atividades esportivas. 

Proprietário de uma casa comercial e tinturaria em Porto União, participou ativamente da sociedade, especialmente, das promoções sociais e esportivas nas cidades chamadas “Gêmeas do Iguaçu”. Escreveu artigos para os jornais locais e publicou o livro de ficção “Convém Casar?”. A obra de Chumbita provocou muita controvérsia e elogios, inclusive, de Menotti Del Picchia, que é seu padrinho. 

 

1º Ocupante: Ivan Vidal Portela 

Nasceu em Campo Largo, Paraná, no dia 03 de julho de 1941. Graduado em Pedagogia e Letras na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, Paraná, e bacharel em Direito, pela PUC-PR. 

Como docente lecionou no Colégio Estadual Túlio de França; Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória; na Universidade do Contestado em Porto União; na Faculdade SPEI, em Curitiba; no Colégio Cel. Cid Gonzaga, de Porto União, Santa Catarina, e no colégio Júlia Wanderley, em Curitiba. 

Prestou serviços relevantes na área social de Porto União e União da Vitória, como radialista e mestre de cerimônias em diversos eventos. Escreveu para jornais locais. Exerceu por duas vezes o cargo de Secretário de Educação e Cultura em Porto União e a Chefia de Gabinete da Prefeitura de União da Vitória. Aposentou-se como Assessor Jurídico da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Adepto das atividades artísticas, fez parte da Comissão Organizadora do Centenário de União da Vitória.  

Publicações:

PORTELA, Ivan Vidal. Salada Mista. Porto União: Uniporto, 2002. 

PORTELA, Ivan Vidal. Salada Mista - causos. Porto União: Uniporto, 2004.

PORTELA, Ivan Vidal. Salada Mista - causos. Porto União: Uniporto, 2007.

bottom of page