top of page
Cadeira_nº_03_-_Joaquim_Osório_Ribas.png

Cadeira 03 - Joaquim Osório Ribas

 

 

Patrono: Antônio de Lara Ribas 

 

 

Nasceu na Fazenda Bela Vista, no município de Palmas, Paraná, no dia 25 de outubro de 1902 e faleceu no dia 06 de junho de 1992. Como militar, participou do grupo de jovens desta cidade, que se propunham enfrentar as tropas do General Isidoro Dias Lopes; no Batalhão de Patriotas, seguiu em perseguição à Coluna Prestes e participou, em 1932, da Revolução Constitucionalista.

Exerceu diversos cargos públicos: Delegado Regional, em Porto União; Comandante da Polícia Militar de Santa Catarina; Secretário de Segurança Pública, tendo recebido a Medalha do Mérito “Anita Garibaldi”. Foi ainda Superintendente do SESI – Federação Nacional da Indústria.

Publicou as seguintes obras: “O Punhal Nazista no Coração do Brasil”; “Florianópolis e o Turismo”; “Orquídeas Catarinenses”; “Ações de Guerra dos Batalhões da Infantaria”.   

 

 

 Fundador : Joaquim Osório Ribas

 

 

Filho de Osório Mattoso Ribas e de Francisca Vieira Ribas. Nascido em Palmas, no Paraná, no dia 23 de março de 1935. Formado em História com especialização. Possui ainda cursos de Administrador de Análise Financeira e História de Santa Catarina. Historiador  pesquisador e grande conhecedor da História   do Brasil . Suas pesquisas têm ênfase na história local e regional.  Foi Professor Universitário e   um dos grandes batalhadores  para a criação da Academia de Letras do Vale do Iguaçu, sendo o seu primeiro Presidente.

Colabora em todas as edições da Revista Tchê-Campeiro-Palmas-PR, (2011-2013). Alguns Artigos Publicados naquela Revista e no Jornal "A Cidade", em Revistas especificas comoda área Revista e no Jornal "A Cidade" intitulados: Os Caminhos de Tropas, O tropeirismo em Palmas-PR, A Abertura do Vau do Iguaçu por Pedro Siqueira Cortes, A Tragédia da Catequese, O Combate do Irani, As Fazendas de Palmas, O sertanejo do Contestado não era um Jagunço, expedições do Iguaçu e a Descoberta dos Campos de Guarapuava Centenário de Waldomiro Ribas.        

 

Publicações:

 

RIBAS, Joaquim Osório. Um Estudo da História da Cidade.... 1990 (co-autor).

 

RIBAS, Joaquim Osório. . 2008.

 

RIBAS, Joaquim Osório. ( Orgs) : Herminio Milis. Palmas: Kaingangue, 2001.

 

RIBAS, Joaquim Osório. . União da Vitória: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), n. 2, 2008.

 

RIBAS, Joaquim Osório. União da Vitória: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), n. 3, 2009.

 

RIBAS, Joaquim Osório. União da Vitória: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), n. 3, 2009.

          

 

Atividades em Seminários:

 

  • Presidiu o 1° Simpósio de História Regional de União da Vitória, 1980, quando foi erigido o Monumento em memória do Capitão Kirk, no local da queda do avião.

 

  • Coordenou o movimento de reconstituição do Caminho das Tropas de Palmas a União, da Vitória, quando foram erguidos monumentos em General Carneiro e no Vau do Iguaçu.

 

  • Acompanhou, em 1960, o escritor Maurício Vinhas de Queirós, nas pesquisas locais que deram origem à celebre obra " Messianismo e Conflito Social" de autoria daquele escritor.

 

  • Participou do Forum Internacional sobre o Tropeirismo em Itabira, Minas Gerais ;

 

  • Participou  de quatro Seminários sobre Tropeirismo em Bom Jesus, RS.

 

  • Participou de Seminário sobre Estudos Missioneiros, em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul.

 

  • Participou da organização do Seminário Sobre o Contestado, em União da Vitória.

 

Palestras Proferidas:

 

  • Centenário do Município de União da Vitória:

 

  • Aniversários dos Municípios de General Carneiro, Porto Vitória, São Mateus do Sul, Matos Costa e Irineópolis.

  • Sobre o tropeirismo na UNICS-Palmas; no Instituto Histórico e Geográfico do Paraná em Curitiba; no Centro de Letras do Paraná; no Cinquentenário da Revolta Camponesa em Pato Branco-PR; e na Câmara de Vereadores de Porto União.

bottom of page