top of page
Cadeira_nº17_-_Marilucia_Flenik.png

Cadeira 17 - Marilucia Flenik

 

 

Patrono: Paulo Leminski

Nasceu em Curitiba, Paraná, no dia 24 de agosto de 1944 e faleceu no dia 07 de junho de 1989. Foi professor, tradutor, escritor e poeta. Exerceu o magistério em várias cidades do Paraná, especialmente em Curitiba, onde também foi professor de judô e em cursos de pré-vestibular. Escreveu várias obras, entre as quais podem ser destacadas: “Catatau e Distraídos Venceremos”.

 

Fundador: Armindo José Longhi

Filho de José Longhi e de Lidia Boff. Nasceu em Vacaria, Rio Grande do Sul, no dia 12 de novembro de 1959. Possui graduação (1982) e mestrado (1988) em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS. Doutor em educação (2005) pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - FE-UNICAMP, Campinas, SP. Tem experiência na área pesquisa, ensino e administração universitária. Possui interesse nos seguintes temas de pesquisa: políticas educacionais (Programas e fundos educacionais: Ensino Técnico, educação profissional, educação do campo, educação e trabalho, FUNDEB) Fundamentos Políticos da Educação, Avaliação de Políticas Educacionais, Financiamento da Educação.

É professor adjunto da Universidade Estadual do Paraná UNESPAR. Dedica-se a orientar alunos, desenvolver projetos de pesquisa e ministrar disciplinas nos cursos de graduação de Filosofia e Pedagogia. É autor do livro Ação educativa e agir comunicativo publicado em 2008. Organizou o livro Filosofia, política e transformação & quot; publicado pela LiberArs. Participa como pesquisador, orientador e coordenador de projetos de pesquisa vinculados à Fundação de Apoio a Ciência e Tecnologia – FAPESC, do Estado de Santa Catarina, à Fundação Araucária do Estado do Paraná e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

 

Publicações:

 

 Livros e capítulos de livros publicados

DESCHAMPS, Marley V.; LONGHI, Armindo J. Mapa do trabalho infanto-juvenil de Santa Catarina: um retrato da situação em 2000. Blumenau: Nova Letra, 2012.

LONGHI, Armindo J. A arte de fingir e o discurso platônico. In: NOYAMA, Samon. O segredo, a arte e a filosofia. São Paulo: LiberArs, 2011.

LONGHI, Armindo J. Transformação política: do deliberativo ao agonístico. In: LONGHI, Armindo J. (Org.) Filosofia, política e transformação. São Paulo: LiberArs, 2012.

Artigos completos:

 

LONGHI, Armindo J. Domesticação do discurso poético. Luminária (União da Vitória). v. 12, p. 85-93, 2011.

 

HOFF, S; LONGHI, A. J.; CARDOSO, M. A. O manual didático e os quadros murais na relação educativa do Curso Normal Sagrado Coração de Jesus – 1936-1971. Revista HISTEDBR On-line (Campinas). v. especial, p. 128-144, 2010.

 

LONGHI, A. J.; O ‘aprender a aprender’ da pedagogia da pós-formação. Revista Pedagogia (União da Vitória). v. 1, p. 73-85, 2010.

 

 

1ª. Ocupante: Marilucia Flenik

Filha de Londino Flenik e Maria Cordeiro Flenik, nasceu na cidade de Mallet, Estado  Paraná. Iniciou seus estudos no Ginásio Nicolau Copérnico,  frequentou os bancos escolares do Colégio Túlio de França e, simultaneamente, o Colégio Santos Anjos, onde se formou como normalista. Concluiu o Curso de Pedagogia na FAFIUV, em 1973. Estudou Direito na Faculdade de Direito de Curitiba, concluindo o curso em 2001. Especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Doutora em Direito Econômico e Socio Ambiental pela mesma Universidade.

Iniciou sua vida profissional como professora primária, na Escola Horácio Nunes de Irineópolis, no ano de 1970. Ali foi voluntária no programa de alfabetização de adultos, o  MOBRAL.

Prestou concurso público e assumiu um cargo na Câmara Municipal de União da Vitória, a partir do ano de 1971. Trabalhou como voluntária no processo de criação da Universidade do Vale do Iguaçu, que resultou na instalação da Faculdade de Administração e da Faculdade de Ciências Contábeis, as primeiras unidades da UNIUV.

Lecionou Filosofia da Educação na FAFIUV, como professora substituta, nos anos de 1974 e 1975.

Exerceu o Cargo Comissionado de Secretária da Administração do Município de União da Vitória, no período de 1977-1979.

Passou em concurso público e assumiu o emprego no Banco do Brasil, no final do ano de 1979. Aposentou-se em 1998 e, a partir de então, tem-se dedicado ao estudo e ao ensino na área do Direito e da Filosofia. Trabalhou como Assessora de Desembargador no Tribunal de Justiça do Paraná, no período de 2003-2006.

Atualmente exerce a advocacia nas cidades de Porto União e União da Vitória. Leciona nas Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu, nos Curso de Direito e Serviço Social. Também é professora da disciplina Filosofia do Direito, no Instituto de Filosofia e Teologia Santo Alberto Magno, do Seminário Diocesano Rainha das Missões, na cidade de União da Vitória. É professora de Cursos de Extensão Universitária oferecidos pelo ISPAE, da Uniguaçu, e lecionou também na UNIUV. Mantém uma coluna no Jornal “O Comércio”,  intitulada “Colóquio, um Dedo de Prosa”. Dedica-se a orientar alunos, desenvolver projetos de pesquisa e colaborar com as ações sociais desenvolvidas pela Uniguaçu.

A sua Dissertação de Mestrado encontrou no referencial teórico de Hannah Arendt o aporte filosófico para discorrer sobre o resgate da ação e da cidadania como questão primordial na Democracia e do Direito. A pesquisa culminou com a Tese de Doutorado que teve como tema “A ação do cidadão na construção do Estado Democrático de Direito”. Descreve-se ali o cidadão capaz de adentrar no espaço público, aquele dos interesses coletivos, cujas decisões políticas são pautadas pelo princípio da solidariedade.

Não se pode viver sem utopia. Como advogada, como professora, como cidadã, o seu esforço tem sido no sentido de compartilhar a importância da Democracia e a luta pelo Direito. Não basta a mera proclamação dos direitos humanos na Constituição Brasileira. É necessário que cada um faça valer os seus direitos subjetivos; mas, principalmente, é importante que se abram espaços para ouvir a voz das pessoas menos favorecidas, que, por condições culturais, não sabem como agir a fim de lutar pelos seus direitos.

Produção bibliográfica:

Tese
FLENIK, Marilucia. A AÇÃO DOS CIDADÃOS NA CONSTRUÇÃO DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO: UM DIÁLOGO COM HANNAH ARENDT E JÜRGEN HABERMAS. 2012. Disponível em: www.pucpr.br.

 

Dissertação
FLENIK, Marilucia. HANNAH ARENDT: O RESGATE DA AÇÃO E DA CIDADANIA. 2007. Disponível em: www.pucpr.br.

FLENIK, Marilúcia. Discurso de posse na ALVI. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n.7. 2014

FLENIK, Marilucia. Os direitos humanos como fundamento ético para a construção de uma nova cidadania. In: Flávia Piovesan (Org.). Direitos Humanos. Vol. I. Curitiba: Juruá, 2006.

FLENIK, Marilucia. A Suprema Corte Americana e a dicção do Direito. In: Flávia Piovesan (Org.). Direitos Humanos. Vol. III. Curitiba: Juruá, 2008.

 

Publicações:

 

FLENIK, Marilucia. A Cidadania e o Estado Democrático de Direito. In: Anais do XVII Congresso Nacional do CONPEDI. Brasília DF. 2008.

 

FLENIK, Marilucia. O sujeito político na Democracia e o juízo político.  In: Anais do XVIII Congresso Nacional do CONPEDI. Maringá (PR). 2009.

 

FLENIK, Marilucia. As guerras, o meio ambiente e a importância do sujeito político e os interesses coletivos. In: Anais do XVIII Congresso Nacional do CONPEDI. Maringá (PR). 2009.

 

FLENIK, Marilucia. O SUJEITO DE DIREITO: a caminho do solipsismo da era moderna para a intersubjetividade contemporânea. In: Anais do XIX Congresso Nacional do CONPEDI. Fortaleza (CE). 2010.

 

FLENIK, Marilucia. HANNAH ARENDT: liberdade e ação como poder da cidadania no regime democrático. In: Anais do XIX Congresso Nacional do CONPEDI. Fortaleza (CE). 2010.

 

FLENIK, Marilucia. Liberdade e Ação, como Fenômeno Político, segundo Hannah Arendt. In: Anais do XXII Congresso Nacional do CONPEDI. Curitiba (PR). 2013.

 

FLENIK, Marilucia. O papel do Supremo Tribunal Federal na construção do Direito. In: DIREITO E DERIVA. União da Vitória: Uniguaçu, 2009.

 Artigos completos:

 

FLENIK, Marilucia. A Formação do Ethos Democrático. In: Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. União da Vitória: Academia de Letras do Vale do Iguaçu, n.7. 2014.

bottom of page