


Cadeira 15
3ª ocupante - Karim Siebeneicher Brito (falta anexar memorial)
2º Ocupante - Thiago David Stadler
Patrono: Ari Milis
Nasceu em Florianópolis, Santa Catarina, no dia 5 de maio de 1922 e faleceu em Porto União, no dia 3 de fevereiro de 1997. Foi contabilista, bancário, Juiz de Paz, político e jornalista. Como político exerceu seis mandatos de Deputado Estadual de Santa Catarina. Autodidata iniciou sua carreira jornalística no Jornal “O Comércio”, do qual foi Diretor por vinte e três anos e fundou, posteriormente, o semanário “Traço de União”. Era filiado à Associação Brasileira de Imprensa e à Associação Catarinense de Imprensa. Prestou relevantes trabalhos à comunidade das “Gêmeas do Iguaçu”, tendo sido agraciado pela Câmara Municipal de Porto união, com o título de Cidadão Honorário.
Fundadora: Sueli de Souza Pinto
Filha de Antônio Souza Pinto e Iolanda. Nascida em União da Vitória, no dia 25 de março de 1959. Formada em Letras com Pós-graduação em Produção e análise de textos. É professora e poetisa. Publicou , Participou de vários concursos nacionais e internacionais de poesia e escreve para vários jornais e revistas.
2º Ocupante: Willy Carlos Jung
Filho de Willy Carlos Frederico Jung e Yolanda Ignar Jung. Nasceu no dia 18 de maio de 1934, em Porto União, Santa Catarina. Proprietário e responsável pelo Laboratório de Análises Clínicas de Dr. Willy Carlos Jung desde 1957. Foi docente no Primeiro Curso de Aperfeiçoamento do Ensino Médio – Secretaria de Educação do Estado do Paraná, União da vitória, de 27 de outubro a 1º de novembro de 1969. Docente de Citologia Normal e Anormal no curso de Atualização em Hematologia – ASPAFAR, Curitiba, Paraná, de 18 de abril a 7 de junho de 1983. Recebeu a Comenda do Mérito Farmacêutico, Diplomado em 20 de janeiro de 2005, Brasília, Distrito Federal.
Exerceu o magistério no Colégio Túlio de França, Cel. Cid Gonzaga e Colégio São José. É Cidadão Honorário de União da Vitória e Cidadão Benemérito de Porto União.
3º Ocupante: Thiago David Stadler
Filho de Helene Ivoni Stadler e Humberto Stadler. Nasceu em Ponta Grossa, Paraná, no dia 04 de março de 1985. Possui bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2007); Mestrado em História pela UFPR (2010) com dissertação dedicada às trocas epistolares entre Plínio, o Jovem e Trajano; Doutorado em História pela UFPR (2015) com tese dedicada aos estudos acerca da noção de história na obra História Natural de Plínio, o Velho. É professor Adjunto do Colegiado de Filosofia da Universidade Estadual do Paraná campus União da Vitória desde 2012. Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (Linha de Pesquisa Cultura e Poder). Pesquisador do Núcleo de Estudos Mediterrânicos (NEMED). Dentre as publicações destacam-se: O Império Romano em cartas (Curitiba: Juruá, 2013); O valor das humanidades em um tempo técnico-científico (Revista Diálogos, UEM, 2016); Poeira e folha secas [ou: Sobre a morte] (Academia de Letras do Brasil, 2017). Admirador das utopias e distopias como mecanismos fundamentais para se pensar uma vida autêntica retirou delas a força da afirmação de que o único e verdadeiro instrumento propriamente humano é a revolução.
Produção bibliográfica
Tese
- STADLER, Thiago D. Por uma noção de história em Plínio, o Velho (séc. I d.C.). 2015. Tese (doutorado em História) – Departamento de História, Universidade Federal do Paraná, 2015. Disponível em: http://www.humanas.ufpr.br/portal/historiapos/
Dissertação
- STADLER, Thiago D. O poder da palavras na idealização de um princeps: epistolário cruzado entre Plínio, o Jovem e Trajano (98 – 113 d.C.). 2010. Dissertação (mestrado em História) – Departamento de História, Universidade Federal do Paraná, 2010. Disponível em: http://www.humanas.ufpr.br/portal/historiapos/
Livros
- STADLER, Thiago D. (org.). Escritos de Filosofia e Política. Curitiba: CRV, 2014.
- STADLER, Thiago D. O Império Romano em cartas: glória romana em papel e tinta (98-113 d.C.). Curitiba: Juruá Editora, 2013.
Capítulos de livros
- STADLER, Thiago D. Barbeiros, cozinheiros e lutadores: a escrita da história a partir dos pequenos feitos em Plínio, o Velho (séc. I d.C.). In: Antiqueira, Moisés. (Org.). A escrita da história na antiguidade greco-romana. 1ed.Curitiba: Editora Prismas, 2016, v. 1, p. 193-221.
- STADLER, Thiago D. Do Passado ao Ultrapassado: transformações nas leituras da História Natural de Plínio, o Velho. In: Stadler, Thiago D. (Org.). Escritos de Filosofia e Política. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2014, v. 1, p. 157-184.
- STADLER, Thiago D. Características predicativas da Virtude na Antiguidade: da alma, do hábito e da idealização. In: Tavares, Renata; Grein, Everton. (Org.). O sagrado, a arte e a filosofia - v.2. 1ed.São Paulo: LiberArs, 2013, v. 2, p. 95-113.
- STADLER, Thiago D. Considerações sobre o Livro I dos Solilóquios de Marco Aurélio. In: LONGHI, Armindo J.. (Org.). Filosofia, Política e Transformação. 1ed.São Paulo: LiberArs, 2012, v. 1, p. 159-173.
- STADLER, Thiago D. "Culto Imperial": a construção virtuosa de Trajano a partir das mãos de Plínio, o Jovem. In: DE SALIS, A.U; DE SALIS, C.L.G; FREITAG, L.C; STANCZYK FILHO, M; MARTINS DE SOUZA, S.C.. (Org.). Conjunção de Saberes: pesquisa e ensino de História. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2011, v. 1, p. 297-311.
Artigos em periódicos (Disponíveis em: www.academia.edu)
- STADLER, Thiago D. Plínio, o Velho leitor dos latinos. Tempos Históricos (EDUNIOESTE), v. 20, p. 53-69, 2016.
- STADLER, THIAGO DAVID. O valor das humanidades em um tempo técnico-científico. Diálogos (Maringá. Impresso), v. 20, p. 205-2017, 2016.
- STADLER, Thiago D. Do emprego da palavra 'história' no Prefácio Epistolar da História Natural de Plínio, o Velho (I d.C.). Revista Diálogos Mediterrânicos, v. 8, p. 242-258, 2015.
- STADLER, Thiago D. Poder e Conhecimento em Plínio, o Velho. Espaço Plural (Marechal Cândido Rondon. Online), v. 30, p. 30-47, 2014.
- STADLER, Thiago D. Arrependimento e cristianismo em Plínio, o Jovem. Semina (UPF), v. 8, p. 1-14, 2010.
- STADLER, Thiago D. Um ensaio sobre as Virtudes: do Bem Supremo a Personificação. Revista Vernáculo, v. 21/22, p. 67-76, 2008.
- STADLER, Thiago D. Amizade e virtudes na construção de uma imagem ideal, encontradas no epistolário cruzado entre Plínio, o Jovem e o imperador Trajano (98-117 d.C). Revista Vernáculo, v. 21/22, p. 243-251, 2008.
Textos em jornais de notícias/revistas
- STADLER, Thiago D. 76 anos de história do Porto de Paranaguá (PR). Jornal União, Londrina/PR, 17 mar. 2011.
- STADLER, Thiago D. 76 anos de História do Porto de Paranaguá. Revista Bem Público, Curitiba, 17 mar. 2011.
- STADLER, Thiago D. Para enaltecer o Imperador. Gazeta do povo, Curitiba, 17 jul. 2010.
Resenha de livros
- FRIGHETTO, Renan. A Antiguidade Tardia: Roma e as monarquias romano-bárbaras numa época de transformação (séculos II – VIII). Curitiba: Juruá Editora, 2012. Disponível em: http://www.dialogosmediterranicos.com.br/index.php/RevistaDM
Homenagem
- STADLER, Thiago D. Uma amizade, um clube, um receio, uma barba e uma paixão!. Boletim PET-História, 20 anos. Disponível em: www.academia.edu